AÇÕES DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FÍSICA-LEMAFI EM TEMPOS DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.16891/846Resumo
O presente artigo objetiva refletir sobre as experiências vivenciadas pela equipe do Laboratório de Educação Matemática e Física – LEMAFI – da Universidade Federal do Rio Grande – FURG ao produzir Objeto de Aprendizagem – OA – para um espaço de ensino não formal da 47ª Feira do Livro e Objetos Virtuais de Aprendizagem – OVA – para ensino remoto e disponibilizado na plataforma Google Classroom para os professores utilizarem em tempos de COVID-19. Para isso, utilizou-se o diário de pesquisa enquanto recurso metodológico para a prática de pesquisa qualitativa e dedicou-se a discutir as potencialidades da atividade O Tangram potencializando a (re)construção de conceitos geométricos como OA e também como OVA. Aborda-se a Metodologia Ativa como método que melhor atende as necessidades dos estudantes e finaliza-se, sinalizando para a importância da contínua reflexão para a proposição de alternativas pedagógicas capazes de potencializar o ensinar e o aprender a partir dos distintos contextos socioculturais vivenciados.
DOI: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v8.e3.a2020.pp809-817