AÇÕES DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FÍSICA-LEMAFI EM TEMPOS DE COVID-19

Autores

  • Janice Rubira Silva Universidade Federal do Rio Grande
  • Vanda Leci Bueno Gautério Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Raquel Silveira da Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Caio Josa Barbosa Theodosio Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.16891/846

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre as experiências vivenciadas pela equipe do Laboratório de Educação Matemática e Física – LEMAFI – da Universidade Federal do Rio Grande – FURG ao produzir Objeto de Aprendizagem – OA – para um espaço de ensino não formal da 47ª Feira do Livro e Objetos Virtuais de Aprendizagem – OVA – para ensino remoto e disponibilizado na plataforma Google Classroom para os professores utilizarem em tempos de COVID-19. Para isso, utilizou-se o diário de pesquisa enquanto recurso metodológico para a prática de pesquisa qualitativa e dedicou-se a discutir as potencialidades da atividade O Tangram potencializando a (re)construção de conceitos geométricos como OA e também como OVA. Aborda-se a Metodologia Ativa como método que melhor atende as necessidades dos estudantes e finaliza-se, sinalizando para a importância da contínua reflexão para a proposição de alternativas pedagógicas capazes de potencializar o ensinar e o aprender a partir dos distintos contextos socioculturais vivenciados.

DOI: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v8.e3.a2020.pp809-817

 

 

Biografia do Autor

Janice Rubira Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL (2014). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2018). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER (2009). Graduada em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2005).  Atua como professora de Matemática, Anos Finais, na Rede Municipal de Ensino de Rio Grande- RS desde 2008 e na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul desde 2007. Professora pesquisadora, cedida pela Secretaria Municipal de Educação, para atuar junto ao Laboratório de Educação Matemática e Física (LEMAFI) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia (EaD-TEC) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Tem experiência em Ensino Fundamental Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos – EJA, bem como formação inicial e continuada de professores.

https://orcid.org/0000-0002-7419-7331

Vanda Leci Bueno Gautério, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora da Educação Básica – Anos Finais – da Rede Municipal de Ensino do Município do Rio Grande – RS e colaboradora no Laboratório de Educação Matemática e Física (LEMAFI), desenvolvendo ações de incentivo ao ensino, pesquisa e extensão integrando as áreas de Educação Matemática e Física a tecnologias digitais aplicadas na educação. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER, mestra e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS/Brasil.

https://orcid.org/0000-0001-9316-7376

 

 

Raquel Silveira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática, Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS/Brasil.

https://orcid.org/0000-0003-3017-1401

 

Caio Josa Barbosa Theodosio, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduado no curso de Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Pelotas (2000) e curso de Pós-Graduação em Informática na Educação - Ênfase em Novos Paradigmas do Ensinar/Aprender (2003). Atualmente é discente em Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Rio Grande - FURG e bolsista pela Diretoria de Extensão – FURG, Rio Grande/RS/Brasil.

https://orcid.org/0000-0001-5761-3973

 

Downloads

Publicado

2020-10-31

Como Citar

Silva, J. R., Gautério, V. L. B., da Silva, R. S., & Theodosio, C. J. B. (2020). AÇÕES DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FÍSICA-LEMAFI EM TEMPOS DE COVID-19. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 8(3), 809–817. https://doi.org/10.16891/846

Edição

Seção

Relatos de Caso/Relatos de Experiência