EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Samuel Pereira Sousa Filho Universidade Regional do Cariri (URCA/UDI)
  • Ana Luiza Oleriano Silva Universidade Regional do Cariri (URCA/UDI)
  • Lucas Souza Silva
  • Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho Universidade Regional do Cariri (URCA)

DOI:

https://doi.org/10.16891/863

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é na maioria dos casos o primeiro contato dos discentes de Licenciatura em Educação Física com a prática docente, a qual o torna imprescindível para o processo de formação docente. Destarte, esse trabalho teve como objetivo relatar as experiências vivenciadas pelos estudantes do curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri (URCA) na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil. A instituição de ensino em que foi realizado o estágio pertence à categoria administrativa privada e encontra-se localizada no interior da região centro-sul cearense. Para as regências de classe foi recorrido a três conteúdos: Brincadeiras e jogos, Atletismo e Ginástica, em que todos foram desenvolvidos de forma planejada e lúdica. Durante o período das vivências foi possível aprender com nossas falhas e angústias, assim com os acertos ou experiências positivas. O alcance da participação da maioria dos envolvidos, colaboração dos professores responsáveis pelas turmas e a gestão da escola tiveram papel indispensável em nosso processo formativo nesse primeiro contato com os escolares e com o contexto escolar.

DOI: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v9.e2.a2021.pp1021-1025

 

 

Biografia do Autor

Samuel Pereira Sousa Filho, Universidade Regional do Cariri (URCA/UDI)

Graduando em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URRCA/UDI).

Ana Luiza Oleriano Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA/UDI)

Graduanda em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URRCA/UDI).

Lucas Souza Silva

Graduando em Educação Física da Universidade Regional do Cariri (URCA/UDI). Bolsista do PIBIC e Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (URCA/UDI).

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA/UDI). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar.

Downloads

Publicado

2021-04-20

Como Citar

Sousa Filho, S. P., Oleriano Silva, A. L., Silva, L. S., & Cardoso de Medeiros Filho, A. E. (2021). EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 9(2), 1021–1025. https://doi.org/10.16891/863

Edição

Seção

Artigos