EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.16891/863Resumo
O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é na maioria dos casos o primeiro contato dos discentes de Licenciatura em Educação Física com a prática docente, a qual o torna imprescindível para o processo de formação docente. Destarte, esse trabalho teve como objetivo relatar as experiências vivenciadas pelos estudantes do curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri (URCA) na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil. A instituição de ensino em que foi realizado o estágio pertence à categoria administrativa privada e encontra-se localizada no interior da região centro-sul cearense. Para as regências de classe foi recorrido a três conteúdos: Brincadeiras e jogos, Atletismo e Ginástica, em que todos foram desenvolvidos de forma planejada e lúdica. Durante o período das vivências foi possível aprender com nossas falhas e angústias, assim com os acertos ou experiências positivas. O alcance da participação da maioria dos envolvidos, colaboração dos professores responsáveis pelas turmas e a gestão da escola tiveram papel indispensável em nosso processo formativo nesse primeiro contato com os escolares e com o contexto escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v9.e2.a2021.pp1021-1025