EDUCAÇÃO EM DOR PARA PACIENTES COM DOENÇAS MUSCULOESQUELÉTICAS CRÔNICAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Antonia Jussara da Silva Lourenço Centro Universitário Católica de Quixadá
  • Marcos Rogério Madeiro de Almeida Centro Universitário Católica de Quixadá

DOI:

https://doi.org/10.16891/902

Resumo

Um método para colaborar no controle da dor e dos déficits funcionais das pessoas que possuem dor crônica, é através da educação em dor. Por meio dessa estratégia é possível reduzir a crença em que a dor está necessariamente associada a uma lesão tecidual, e ainda conduzir ao entendimento que a dor pode sofrer interferências das nossas ideias e concepções. O objetivo desse trabalho foi revisar a literatura científica acerca dos efeitos da educação em dor para pacientes com doenças musculoesqueléticas crônicas. Para tanto, foi realizada busca na literatura por meio das bases de dados eletrônicas: Physiotherapy Evidence Database (PEDro), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literature Analysis and Retrieval System online (MEDLINE) e ScienceDirect, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), através da ferramenta eletrônica: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foi utilizado na BVS os descritores “Dor Crônica”, “Educação em Saúde” e “Doenças Musculoesqueléticas”. Na PEDro usou-se os mesmos termos, porém na língua inglesa. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 13 estudos para compor essa revisão, sendo a maioria deles publicados no ano de 2018. A partir dos estudos é possível observar que a educação em dor é uma intervenção benéfica e eficaz para indivíduos que possuem doenças musculoesqueléticas crônicas, uma vez que, proporciona efeitos positivos capazes de favorecer para a mudança nos hábitos diários e consequentemente melhoria na qualidade de vida. Dessa forma, é importante que essa prática seja introduzida como uma intervenção coadjuvante no tratamento desses indivíduos.

DOI: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v9.e2.a2021.pp1086-1097

 

 

Biografia do Autor

Antonia Jussara da Silva Lourenço, Centro Universitário Católica de Quixadá

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA), com formação em Pilates Clínico Baseado em Evidência (2018).

Marcos Rogério Madeiro de Almeida, Centro Universitário Católica de Quixadá

Mestre em Saúde da criança e do adolescente - UECE. Cursa especialização / formação em osteopatia pela Escola Brasileira de Osteopatia - EBOM. Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2012). Especialista em Traumato-Ortopedia x Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica com ênfase em Terapia Manual pelo Centro Universitário Estácio / Faculdade Integrada do Ceará - FIC (2011). Graduado em Fisioterapia pela Faculdade Católica Rainha do Sertão - FCRS (2009). Tem experiência nas áreas de Reabilitação Funcional, Saúde pública e tecnologias em saúde, atuando com os seguintes temas: Fisioterapia, com ênfase em Traumato-Ortopedia, saúde postural, saúde da família, promoção da saúde, prevenção de doenças, biotecnologia e tecnologias em saúde. Atualmente, Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Quixeramobim e Professor das disciplinas de Práticas Fisioterapêuticas Supervisionadas em Traumato-ortopedia e Reumatologia; FIsioterapia em Traumato-ortopedia e Reumatologia do curso de Fisioterapia e Anatomia Humana do curso de Enfermagem da UNICATÓLICA - Quixadá.

Downloads

Publicado

2021-05-09

Como Citar

Lourenço, A. J. da S., & Madeiro de Almeida, M. R. (2021). EDUCAÇÃO EM DOR PARA PACIENTES COM DOENÇAS MUSCULOESQUELÉTICAS CRÔNICAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 9(2), 1086–1097. https://doi.org/10.16891/902

Edição

Seção

Artigos