ANÁLISE DA EFICÁCIA DOS MÉTODOS DE ACONDICIONAMENTO DE ESCOVAS DENTAIS DE ESCOLARES DE UMA INSTITUIÇÃO BÁSICA DO INTERIOR NORDESTINO

Autores

  • Samuel José Amaral de Jesus Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Eliane Oliveira da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Keyte Evans Carneiro de Almeida Centro Universitário Nobre (UNIFAN)
  • Luara Leal Góes Centro Universitário Nobre (UNIFAN)
  • Thais Mascarenhas Lima Carvalho Báfica Centro Universitário Nobre (UNIFAN)

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v.10.e1.a2022.pp1196-1200

Resumo

A escova dentária é o instrumento mais utilizado pela população para remoção do biofilme dentário. Entretanto, muitas pessoas se esquecem de que a higienização e o armazenamento da escova são fundamentais para que a mesma não venha a se tornar um veículo transmissor de microrganismos possivelmente patogênicos. Com objetivo de analisar a eficácia dos métodos de desinfecção e acondicionamento das escovas, destacar os prejuízos do armazenamento inadequado e incentivar a Educação em Saúde, este projeto foi realizado em um colégio privado da Região Nordeste do país, com alunos do 3º ano do Ensino Médio, que contribuíram no preenchimento de questionários e na doação de suas escovas para análise laboratorial. No laboratório foram encontradas diversas colônias de fungos e bactérias, com destaque para o gênero Staphylococcus. O questionário permitiu observar que grande parte dos estudantes realizava corretamente a higienização de suas escovas (64%). Conclui-se que, independentemente da forma de armazenamento, as escovas apresentarão algum tipo de contaminação, sendo imprescindível a aplicação da educação continuada nas comunidades, como 92% dos alunos assim concordaram.

 

Biografia do Autor

Samuel José Amaral de Jesus, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre em Ciências Ambientais, pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente, pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Bacharel em Biomedicina pela Faculdade Nobre de Feira de Santana. Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Fundação Visconde de Cairu. Especialista em Saúde Pública pela Universidade Candido Mendes. Aperfeiçoado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela Universidade Candido Mendes. 

Downloads

Publicado

2022-02-07

Edição

Seção

Artigos