UM ESTUDO COM AUXILIARES DE SAÚDE BUCAL SOBRE BIOSSEGURANÇA
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp3128-3138Abstract
O estudo é do tipo descritivo com abordagem quali-quantitativa e teve como objetivo geral investigar concepções dos auxiliares em saúde bucal sobre biossegurança. Foram convidados a participar auxiliares de saúde bucal, da rede privada e pública, atuantes em um município situado na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de um questionário, no segundo semestre de 2021 e a análise de conteúdo foi o método utilizado para o seu tratamento. Diante da análise pode-se observar algumas lacunas a respeito da biossegurança no ambiente odontológico. A partir disso, realizou-se uma oficina de educação em saúde por meio de um jogo com perguntas e respostas criado na palataforma MIT App Inventor®. Considera-se que conhecer saberes e atualizá-los por métodos lúdicos pode agregar valor à educação em saúde assim como sensibilizar sobre os riscos ocupacionais e suas formas de prevenção.