A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA SOBRE O USO DE MEDICAMENTOS PARA MELHORAR O DESEMPENHO NOS ESTUDOS
DOI:
https://doi.org/10.16891/159Abstract
Introdução e objetivos: O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção de alunos do terceiro ano do ensino médio sobre o uso de medicamentos para melhorar o aproveitamento nos estudos. Metodologia: A mesma contou com a participação de 66 alunos de uma escola pública da região do cariri cearense. Para isso foi utilizado um questionário semi- estruturado que teve como principais indagações o que esses alunos achavam do uso de medicamento para obter melhores resultados nos estudos, e se fariam uso dos mesmos, bem como questões relacionadas às suas dificuldades para estudar para o vestibular ou ENEM. Resultados e discussão: Dos alunos pesquisados 50% veem o medicamento como sendo algo positivo e 54% disseram que fariam o uso destes como forma de melhorar o aproveitamento cognitivo. Conclusões: Com isso notou-se a importância de se compreender a relação da medicalização com o contexto escolar para que se possam orientar futuras intervenções.