CORPOREIDADE E REFLEXÃO
DOI:
https://doi.org/10.16891/162Abstract
Introdução: Na atualidade, o culto ao corpo configura um produto da indústria cultural. Nesse sentido a movimentação e as práticas de atividade física são alienadas em favor da busca do corpo perfeito, afastando o movimento do seu sentido de necessidade inerente do ser humano. Objetivos: Por isto buscou-se refletir sobre a corporeidade e trazer a percepção de que ninguém possui o corpo perfeito imposto pela mídia. Metodologia: O estudo surge a partir de uma revisão de literatura em livros e artigos publicados com discussões históricas filosóficas sobre a construção e modificação dos padrões de beleza e sua relação com os interesses econômicos. Resultados e discussões: A insatisfação com as formas físicas são incentivadas pela mídia televisiva e digital, Pois os padrões impostos geram renda e consumo de produtos supérfluos, porém indispensáveis para quem busca constantemente a perfeição e a aceitação pelos padrões da sociedade industrial. Conclusões: mesmo percebendo que tais apelos são constantes e induzem a uma idealização do corpo e do individuo perfeitos que acabam exigindo muito ou excluindo a si mesmo e aos outros. Como os apelos midiáticos são constantes, mesmo diante do conhecimento teórico cientifico é necessário investir em ações educacionais também constantes que tragam a capacidade de reflexão e de escolha à sujeitos autônomos e emancipados.