EVALUATION OF LEARNING IN REMOTE TEACHING USING DIGITAL RADIOGRAPHIC IMAGE DATABASE BY DENTAL STUDENTS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4550-4561

Keywords:

Educational Technology, Teaching in dentistry

Abstract

The digital periapical radiographic image database was developed, implemented, and evaluated in association with PBL as an online teaching-learning strategy in the subject of Dental Radiology and Imaging. This qualitative-quantitative case study used an e-learning tool in six stages: pre-test and post-test; dialogical presentation; asynchronous study session; feedback and evaluation of reaction and motivation (Attention, Relevance, Confidence, and Satisfaction - ARCS). The analysis by triangulation of methods revealed that with significance, cognitive performance improved by 41.6% between pre and post-tests. As for the motivational scale, 100% of the students agreed that the activity was interesting, and the narratives expressed enthusiasm. There were divergences in the answers in the attention and confidence domains, signaling aspects that could be improved in the teaching-learning strategy. The application of e-learning facilitated the understanding of radiographic interpretation, making using these tools a promising approach.

Author Biographies

Joanna Rodrigues da Silva Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina (FAMED- UFAL). Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica pela FMM/Bahia. Coordenadora do Curso de Odontologia da UNIMA; Docente da disciplina de Radiologia Odontológica da UNIMA; Coordenadora da Liga Acadêmica de Radiologia Odontológica e Diagnóstico por Imagem (LIARI) da UNIMA. Integrante e sócia do Centro de Ensino e Pesquisa Nero Radiologia Odontológica - AL.

Mércia Lamenha Medeiros, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo. Docente Associada III da Faculdade de Medicina -Universidade Federal de Alagoas (FAMED/UFAL). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Ciências Médicas e no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. Docente do Internado em Pediatria. Coordena o serviço de Medicina do Adolescente HUPAA e Preceptora da Residência em Pediatria no HUPAA.  Mestre pelo Mestrado Saúde da Criança -UFAL. Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Residência em Pediatria do HUPAA-UFAL. Título de Especialista em Pediatria / Medicina do Adolescente pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP, foi vice-presidente da Sociedade Alagoana de Pediatria. Membro atual do Departamento de Saúde Escolar da Sociedade Brasileira de Pediatria. Exerceu os cargos de vice-diretora da Faculdade de Medicina, vice- coordenadora do curso de Medicina. Avaliadora ad hoc do PIBIC. Pesquisas se concentram: Doenças Crônicas em Pediatria; Medicina do Adolescente; Ensino na Saúde e Educação Médica.

Diego Dermeval Medeiros da Cunha Matos, Universidade Federal de Alagoas

Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Vice-Diretor geral do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) e Pesquisador Visitante da Escola de Educação da Universidade de Harvard (Estados Unidos). Atua no Programa de Pós-graduação em Informática do Instituto de Computação da UFAL, no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina e no Doutorado em Ensino (RENOEN) do Centro de Educação. Em 2017 recebeu o título de doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com período sanduíche no Department of Computer Science da University of Saskatchewan (U of S - Canadá). É graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele recebeu o Prêmio Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação (3 melhor tese de doutorado) em 2017. Em sua carreira como pesquisador, tem se dedicado a realizar pesquisas na área de Inteligência Artificial na Educação (AIED), trabalhando no projeto, desenvolvimento e inovação em tecnologias educacionais inteligentes. Foi pesquisador visitante no Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP, 2017 e 2018) e foi selecionado para participar do British Council Researcher Links Workshop: Higher Education for All: International Workshop on Social, Semantic, Adaptive and Gamification techniques and technologies for Distance Learning em Maceió, Brazil (2017). Diego é autor/co-autor de mais de 90 publicações em periódicos ou conferências nas áreas de Inteligência Artificial na Educação, Engenharia de Software e Interação Humano-Computador, tendo publicado em veículos de grande reputação nestas áreas. No NEES, tem realizado pesquisa nos seguintes temas: Inteligência Artificial na Educação e Sistemas Tutores Inteligentes com foco em auxiliar professores e estudantes em contextos com restrições de recursos. É revisor de periódicos internacionais (e.g., IEEE Transactions on Learning Technologies, Frontiers in Artificial Intelligence, Smart Learning Environments, British Journal of Educational Technology) na área de Informática na Educação. Membro do Comitê de Programa de eventos nacionais e internacionais (e.g., International Conference on Artificial Intelligence in Education - AIED, Intelligent Tutoring Systems Conference - ITS, International Conference on Advanced Learning Technologies - ICALT, e Conferência Latino-americana de Tecnologias de Aprendizagem - LACLO) também nestas áreas. É membro da Sociedade Brasileira de Computação, da Association for Computing Machinery - ACM, da Institute of Electrical and Electronics Engineers - IEEE e da International Artificial Intelligence in Education Society (IAIED). Diego Dermeval é pesquisador de diversos projetos com o Ministério de Educação para implementação de políticas públicas educacionais baseadas em evidência científica e transformação digital.

Cecillia Bastos Paulino, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atualmente é Estagiária da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital VEREDAS. Foi bolsista CNP-q de Iniciação Tecnológica no período 2023-2024, com o trabalho intitulado "O uso de Mobile Health para suporte de pacientes renais crônicos no Hospital Universitário Alberto Antunes". Exerce a função de representante da turma LXXXI do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas e já atuou como diretora científica do Centro Acadêmico Sebastião da Hora da Faculdade de Medicina (2022-2023). Ademais, foi monitora da disciplina de Princípios de Farmacologia (2023) e de Comunicação em Medicina (2022). Apresentou e publicou trabalhos nas áreas da Saúde da Mulher e Inovação científica. Possui interesse nas áreas de Saúde da Mulher, pesquisa científica e inovação científica.

Cecilia Guimarães Barcelos, Universidade Federal de Alagoas

Acadêmica do 8º período de Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).  Atualmente bolsista PIBIC/FAPEAL no projeto intitulado: “Métodos não farmacológicos para realização de histeroscopia ambulatorial como estratégia de saúde pública para aumentar o acesso ao exame”. Já atuou como diretora científica do Centro Acadêmico Sebastião da Hora da Faculdade de Medicina (2023). Ademais, foi monitora de Alergia e Imunologia Clínica (2023). Atualmente é vice-presidente da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência da UFAL.

Raimundo de Castro Azevedo Neto, Universidade Federal de Alagoas

Acadêmico do 8º período de Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi voluntário de Iniciação Tecnológica no período 2023-2024, com o trabalho intitulado "O uso de Mobile Health para suporte de pacientes renais crônicos no Hospital Universitário Alberto Antunes". Cursou as disciplinas eletivas de Anatomia Médico Cirúrgica I e II, foi monitor das disciplinas de Histologia (2021), Anatomia Humana (2023) e de Comunicação em Medicina (2022). Atualmente é presidente da Liga Acadêmica de Urologia da UFAL, possui interesse na área Médico-Cirúrgica.

Published

2025-01-02

How to Cite

Rodrigues da Silva Ferreira, J., Lamenha Medeiros, M., Dermeval Medeiros da Cunha Matos, D., Bastos Paulino, C., Guimarães Barcelos, C., & de Castro Azevedo Neto, R. (2025). EVALUATION OF LEARNING IN REMOTE TEACHING USING DIGITAL RADIOGRAPHIC IMAGE DATABASE BY DENTAL STUDENTS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(3), 4550–4561. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4550-4561

Issue

Section

Artigos