USO ISOLADO DE APARELHO ELETRÔNICO COMO INDICATIVO DE CLASSIFICAÇÃO DO TEMPO DE TELA EXCESSIVO EM ESCOLARES COM EXCESSO DE PESO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2367

Keywords:

Tempo de tela, Excesso de peso, Escolares

Abstract

Muitos estudos avaliam o tempo de tela (TT) infantojuvenil baseado na utilização exclusiva de televisão, computador ou videogame, entretanto, este método de avaliação do TT e do tempo de tela excessivo (TTE) pode não ser o mais adequado, pois estudos apontam que os hábitos de tela (HT) nesta faixa etária são multitecnológicos. Desse modo, o objetivo do estudo foi avaliar se o uso isolado de um aparelho eletrônico é um indicativo válido para classificar o TTE em escolares com excesso de peso. Este é um estudo transversal e quantitativo que avaliou  escolares (11 a 14 anos) matriculados no 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas situadas na zona urbana das cidades de Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes- SP. O excesso de peso foi classificado com o índice de massa corporal (IMC) e o TTE por meio de questionário estruturado pelos pesquisadores. A amostra (n=168; 84 do sexo masculino) apresentou IMC de 23,66±3,49 Kg/m2 (sexo masculino) e de 24,66±2,79 Kg/m2 (sexo feminino). Não houve diferença significativa na classificação de TTE ao comparar o TT diário de todos os aparelhos eletrônicos avaliados em relação ao uso isolado do celular/smartphone. O mesmo também foi observado em relação ao uso da televisão no grupo feminino. Foi evidenciado que o  uso de celular/smartphone, por ambos os sexos, assim como da televisão por meninas foram indicadores adequados de TTE. No entanto, considerar apenas um dispositivo eletrônico subestimou o TT diário, pois os escolares utilizam múltiplos aparelhos de tela.

Author Biographies

Erivelton Fernandes França, Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo (SMESP)

Realizou Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e é Doutor em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).  Docente da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo (SMESP). São Paulo- SP, Brasil. Docente do Centro de Estudos em Saúde (CES) da Faculdade Unyleya. Brasília- DF, Brasil.

Cézane Priscila Reuter, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Santa Cruz do Sul- RS, Brasil.

Jane Dagmar Pollo Renner, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Santa Cruz do Sul- RS, Brasil.

Djennifer Raquel da Rosa, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Acadêmica do Curso de Fisioterapia. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Santa Cruz do Sul- RS, Brasil.

Marina Möhlecke de Souza, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Acadêmica do Curso de Fisioterapia. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Santa Cruz do Sul - RS, Brasil.

Fábio Dupart Nascimento, Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP)

Departamento de Bioquímica da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP), São Paulo- SP, Brasil.

Dulciane Nunes Paiva, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Santa Cruz do Sul - RS, Brasil.

Published

2025-12-06

How to Cite

França, E. F., Reuter, C. P., Renner, J. D. P., Rosa, D. R. da, Souza, M. M. de, Nascimento, F. D., & Paiva, D. N. (2025). USO ISOLADO DE APARELHO ELETRÔNICO COMO INDICATIVO DE CLASSIFICAÇÃO DO TEMPO DE TELA EXCESSIVO EM ESCOLARES COM EXCESSO DE PESO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(3), 5812–5823. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2367

Issue

Section

Artigos