ANEMIA ASSOCIADA ÀS PARASITOSES INTESTINAIS DE PACIENTES ATENDIDOS EM UM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE-CE
DOI:
https://doi.org/10.16891/243Abstract
Anemia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a condição na qual o nível de hemoglobina (Hb) circulante está abaixo dos valores considerados normais para a idade, o sexo, o estado fisiológico e a altitude. Os principais fatores relacionados à anemia ferropriva são ingestão deficiente de ferro, baixo nível socioeconômico, as precárias condições de saneamento, alta prevalência de doenças infecto-parasitárias. O objetivo deste trabalho foi verificar a ocorrência de anemia associada às parasitoses intestinais, considerando os valores de concentração de hemoglobina como parâmetros hematológicos para definir o diagnostico de anemia seguindo os limites estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde para o sexo e faixa etária. O estudo foi realizado a partir de um levantamento de 72 prontuários de pacientes de ambos os sexos e faixa etária entre 0 e 63 anos, usuários de plano particular atendidos em um Laboratório de Análises Clínicas, localizado no município de Juazeiro do Norte/CE. O período de realização foi de Janeiro a Novembro de 2014. O critério adotado para seleção dos pacientes foi à solicitação conjunta dos exames de hemograma e parasitológico de fezes.Entre as amostras pesquisadas, 23 (31,9%) possui anemia associada ou não a parasitose, 14 (60,8%) possui anemia sem associação com parasitoses, e 09 (39,2%) tem parasitose associada à anemia. Sendo que a maior prevalência de anemia associada ou não ocorreu na faixa etária de 0 a 13 anos com 8,3%, seguido de 2,7% na faixa etária de 14 a 49 anos e nos pacientes > 50 anos 1,3%.Nos parasitados a Giardia lamblia foi o parasita de maior prevalência. De acordo com os resultados encontrados observou-se associação significativa entre anemia e as parasitoses intestinais. Conclui-se então a importância da implantação de medidas efetivas na prevenção e tratamento de anemia e parasitoses intestinais.
Palavras-chave: Anemia. Parasitoses. Intestinais. Ocorrência. Associação. Analises Clínicas.
References
ALMEIDA, J.L.V. Prevalência de anemia ferropriva associada a fatores de risco em pré-escolares da creche cantinho do fiorello no município de Natividade – RJ. News Lab, São Paulo, ed. 84, 2007.
BERNARDINA NETTO, A.D.; TSCHURTSCHENTHALER, N.N. Anemia Ferropriva causada por Parasitoses Intestinais. Revista Haes & Laes, São Paulo, 2010.
CANTOS, G.A; DUTRA, R.L; KOERICK, J.P Ocorrência de anemia ferropriva em pacientes com enteroparasitoses. Saúde em revista, Piracicaba, 2003.
DUNCAN, B.B; Sshimidt MM; Giugliani ERJ. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidência. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.
ESCODA, M.S.Q. A. Determinação da Fome e a Intervenção do Estado. 1989. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2000.
FERREIRA, M.U. Tendência secular das parasitoses intestinais na infância na cidade de São Paulo (1984-1996). Revista de Saúde Pública, São Paulo, 2000.
KUNZ, J.M.O. et al. Parasitas intestinais em crianças de escola municipal de Florianópolis, SC – Educação ambiental e em saúde. Revista Biotemas, 2008.
NEVES, D. P. Parasitologia humana. 11. ed. São Paulo: Atheneu, 2005.
OLIVEIRA, M.A.A; OSORIO, M.M. Consumo de leite de vaca e anemia ferropriva na infância. Jornal de Pediatria (Rio L), 2005.
OSÓRIO, M.M. Fatores determinantes da anemia em crianças. Jornal de Pediatria, 2002.
PAIVA, A. A. et al. Parâmetros para avaliação nutricional do ferro. Revista de Saúde Pública, São Paulo, 2000.
ROCHA, G.K.A.M. et al. Prevalência de Anemia em Crianças e Adolescentes Portadores de Enteroparasitoses. News Lab, ed 64 - 2004.
SILVA, D.G. et al. Anemia ferropriva em crianças de 6 a 12 meses atendidas na rede pública de saúde do município de Viçosa, Minas Gerais. Revista Nutrição, Campinas, 2002
SOUZA, A.I. et al. 2002. Enteroparasitoses, Anemia e Estado nutricional em grávidas Atendidas em Serviço Público de Saúde. Revista Brasileira de Obstétria e Ginecologia, 2002.
ZAGO, M.A; FALCÃO R.P; PASQUINI, R. Hematologia: fundamentos e prática. Rio de Janeiro: Atheneu, 2001.