PERFIL CURRICULAR DOS DOCENTES DE FISIOTERAPIA DA FACULDADE LEÃO SAMPAIO EM JUAZEIRO DO NORTE – CE
DOI:
https://doi.org/10.16891/38Abstract
Introdução: Desde quando foi legalmente reconhecida como profissão, os profissionais de Fisioterapia vem buscando se integrar às equipes de saúde por meio de métodos que exponha seus serviços a sociedade, na prevenção e da promoção da saúde. Para isso é indispensável que o profissional docente desta área tenha embasamento científico necessário para o bom desempenho da sua atividade educacional, tendo identidade que possa ser visualizada por outros, por meio do seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes. Objetivo: Traçar o perfil curricular dos profissionais que lecionam no curso de Fisioterapia da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte – CE. Métodos: Foram consultados e tabulados (no software Excel) os currículos, da Plataforma Lattes, dos 31 docentes de Fisioterapia da Faculdade Leão Sampaio, quanto à formação/titulação, idiomas e produção Acadêmica. Resultados: Há uma grande quantidade (93%) de docentes com uma ou mais especialidades; 17 com mestrado/mestrando, valor significativo visto que no Ceará há 44 fisioterapêutas com este título; alguns com Doutorado em andamento. E dentre eles apenas 24% não discorreram sobre Idiomas, ou seja, a busca por compreensão estrangeira é bastante visada e isso foi justificado pela grande quantidade de publicações (371) e apresentação de trabalhos (140), mostrando a busca desses profissionais em se qualificar para ampliar sua pesquisa. Conclusões: Esses profissionais tem participação na comunidade científica, visando se qualificar e aperfeiçoar as condições de uma Saúde baseada em evidências, procurando conhecer línguas estrangeiras para seu campo de pesquisa ser maior. Pois assim, podem repassar informações de forma mais segura e ampla.
Palavras-Chave: Docente. Fisioterapia. Currículo Lattes.