REFLETINDO SOBRE A DEPRESSÃO E A ANSIEDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Authors

  • Janiel Ferreira Felício Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Inara da Silva de Moura Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Alicyregina Simião Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Mariana Xavier Vasconcelos Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Hirlana Girão Dias Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Isabel Cristina da Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Jeferson Falcão do Amaral Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.16891/696

Abstract

A escola como instituição e pilar formadora de pensadores críticos vigora as relações interpessoais, podendo esta auxiliar nos processos de comunicação e minimização de impactos causados por transtornos psicológicos que muitos adolescentes e jovens passam em sua faixa etária. Este estudo teve como objetivo promover o autocuidado relacionado com a depressão e ansiedade, em adolescentes de uma escola de ensino médio. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido em uma escola de ensino médio em Redenção, CE. As atividades foram realizadas por acadêmicos de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. A proposta da realização de intervenções foi bem aceita pelos diretor e coordenador da escola bem como dos estudantes da escola. Diante das circunstâncias, foram discutidas as possíveis causas da ansiedade e depressão, levantadas questões sobre hábitos ambientais, além de fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento dessas patologias na adolescência, discutiu-se ainda a importância para com o autocuidado para melhoria da saúde mental. Por meio do momento de educação em saúde desenvolvido foi possível confirmar a importância de se trabalhar a saúde mental dos jovens nas escolas. Constatou-se que o resultado foi construtivo tanto para os acadêmicos de Enfermagem, quanto para os jovens que participaram da ação, pois houve compartilhamento e troca de saberes.

Palavras-chaves: Educação em Saúde; Saúde Mental; Adolescente.

Author Biographies

Janiel Ferreira Felício, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Ciências da Saúde

Inara da Silva de Moura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Ciências da Saúde

Alicyregina Simião Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Ciências da Saúde

Mariana Xavier Vasconcelos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Ciências da Saúde

Hirlana Girão Dias, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Ciências da Saúde

Isabel Cristina da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Ciências da Saúde

Jeferson Falcão do Amaral, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Ciências da Saúde. Doutor em Farmacologia

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Published

2020-03-30

How to Cite

Felício, J. F., de Moura, I. da S., Silva, A. S., Vasconcelos, M. X., Dias, H. G., da Silva, I. C., & do Amaral, J. F. (2020). REFLETINDO SOBRE A DEPRESSÃO E A ANSIEDADE NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 8(1), 482–490. https://doi.org/10.16891/696

Issue

Section

Relatos de Caso/Relatos de Experiência