A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS E A RESSIGNIFICAÇÃO DO FAZER PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE

Autores

  • Gabriela do Nascimento Carvalho Silva Escola de Saúde Pública do Ceará
  • Antonio Fabio Alves Feitosa
  • Maria Karoline Dias dos Santos PROJECTA / FACESA
  • Maria Alves de Oliveira PROJECTA / FACESA
  • Mariana Piancó de Oliveira PROJECTA / FACESA

DOI:

https://doi.org/10.16891/809

Resumo

Diante das desigualdades e problemas sociais que vem se reconfigurando no cenário atual o Serviço Social é convidado a atuar nas mais diversas problemáticas societárias desencadeadas do processo dicotômico capital versus trabalho, com um vasto campo de atuação a saúde se mostra receptiva ao passo que são diversas as marchas sociais que interferem no processo saúde doença de uma dada população. A movimentação de inserção do Assistente Social na política pública de saúde tem se mostrado desafiadora ao passo que este profissional desencadeia um processo de materialização e reconhecimento tendo esse se exacerbado ainda mais diante da Pandemia do Novo Corona Vírus remetendo o profissional a nortear um posicionamento cada vez mais crítico a fim de desvelar e atuar nesta realidade de forma satisfatória e garantidora de direitos realocando suas dimensões ético político, técnica operativa e teórico metodológico para esta nova realidade. Com isso, o objetivo desta pesquisa se reflete na compreensão de como as transformações societárias tem recaimentos diretos ao profissional Assistente Social no contexto atual de saúde diante da pandemia onde uma nova dinâmica vem sendo recomposta os desafiando em seu processo de materialização e atuação. Esta foi desenvolvida diante de revisão bibliográfica referenciando autores como Costa (2000), Behring (2009), Iamamoto (2010), Santos (2020) remetendo-se ao entendimento da realidade e do processo concreto de trabalho do Assistente Social na saúde.

DOI: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v8.e3.a2020.pp724-732

 

 

 

Biografia do Autor

Gabriela do Nascimento Carvalho Silva, Escola de Saúde Pública do Ceará

Bacharela em Serviço Social (2015-2019) pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio e Assistente Social Pós Graduanda em caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Ceará no município de Tauá/CE.

Antonio Fabio Alves Feitosa

Bacharel em Serviço Social (2015-2019) pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

Maria Karoline Dias dos Santos, PROJECTA / FACESA

Bacharela em Serviço Social (2015-2019) pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio e Pós graduanda em Serviço Social, Seguridade e Politicas Públicas pela FACESA.

Maria Alves de Oliveira, PROJECTA / FACESA

Bacharela em Serviço Social (2015-2019) pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio e Pós graduanda em Serviço Social, Seguridade e Politicas Públicas pela FACESA.

Mariana Piancó de Oliveira, PROJECTA / FACESA

Bacharela em Serviço Social pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (2015-2019) e Pós graduanda em Serviço Social, Seguridade e Politicas Públicas pela FACESA.

Downloads

Publicado

2020-10-31

Como Citar

Carvalho Silva, G. do N., Alves Feitosa, A. F., Dias dos Santos, M. K., de Oliveira, M. A., & de Oliveira, M. P. (2020). A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS E A RESSIGNIFICAÇÃO DO FAZER PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 8(3), 724–732. https://doi.org/10.16891/809

Edição

Seção

Artigos de Revisão