PREVALÊNCIA DE OBESIDADE INFANTIL E SOBREPESO EM ESCOLARES

Authors

  • Luiz Ricardo Ferreira de Lacerda Faculdade Leão Sampaio
  • Antonio Yony Felipe Rodrigues Faculdade Leão Sampaio
  • Maria Rafaela da Silva Rocha Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • Samuel Verter Marinho Uchôa Lopes Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.16891/89

Abstract

A obesidade é caracterizada pelo excesso de gordura corporal quando comparada ao peso total, sendo prejudicial ao organismo. Nos últimos anos tem sido considerado um problema de saúde pública mundial. Este estudo tem como objetivo verificar o nível de obesidade e sobrepeso em alunos de uma escola, de um município do Estado do Ceará. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de campo, de corte transversal. A amostra foi composta por 27 crianças do sexo masculino e feminino (13 masculino e 14 feminino) de 07 a 09 anos de idade de uma escola privada em Juazeiro do Norte-CE. A coleta de dados consistiu na aplicação do questionário adaptado de frequência alimentar e hábitos saudáveis, contendo perguntas subjetivas de acordo com sua vivência cotidiana, bem como a tomada de medidas antropométricas: peso, altura, circunferência abdominal (com o auxilio de balança e fita métrica). Dos participantes da pesquisa, 60% apresentam-se dentro do padrão normal em relação ao IMC. Em relação ao percentual de gordura a maioria 48% está classificada como baixíssima. Entretanto, torna-se necessário a realização de estudos semelhantes a este, e investigar a prática escolar diária na relação professor e aluno, bem como a elaboração de atividades adequadas para a manutenção da saúde dos escolares.

Palavras-chave: Obesidade Infantil; Escolares; Atividade Física.

Published

2014-11-19

How to Cite

Lacerda, L. R. F. de, Rodrigues, A. Y. F., Rocha, M. R. da S., & Uchôa Lopes, S. V. M. (2014). PREVALÊNCIA DE OBESIDADE INFANTIL E SOBREPESO EM ESCOLARES. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 2(5). https://doi.org/10.16891/89

Issue

Section

Saúde

Most read articles by the same author(s)