EFICÁCIA DO ALONGAMENTO MANTER-RELAXAR NO GANHO DE AMPLITUDE DE MOVIMENTO ARTICULAR DO OMBRO

Autores

  • Joel Freires de Alencar Arrais Fisioterapeuta, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • Dálet da Silva Nascimento Fisioterapeuta, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • Janaína Oliveira de Menezes Fisioterapeuta, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • Marina Rodrigues da Silva Batista Fisioterapeuta, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • Diogo Caldeira Ramos Pós-graduado em Fisioterapia em Traumato Ortopedia e Desportiva, Faculdade Inspirar
  • Rodrigo Luis Mousinho Gomes Mestre em Medicina Interna, Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v9.e3.a2021.pp1160-1166

Resumo

A Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) é um método que abrange inúmeras técnicas utilizadas diariamente em nossa prática clínica. O alongamento manter-relaxar e as diagonais do método são umas delas e possuem uma vasta literatura mostrando a eficácia no ganho de movimento articular ou na neurologia. Desta maneira, este estudo objetiva avaliar os efeitos imediatos do alongamento Manter-Relaxar (MR) do FNP associado as diagonais do membro superior. Trata-se de um estudo quase-experimental, realizado na Faculdade Estácio de Juazeiro do Norte com 30 indivíduos acadêmicos da referida instituição de 20 a 30 anos de idade. Em que o protocolo de alongamento deu-se através do alongamento manter e relaxar associado com as diagonais do membro superior. A análise foi realizada no programa SPSS versão 23, adotando como significância valor de p ≤ 0,05. O estudo foi composto por 20 (66,66%) do sexo feminino e 10 (33,34%) do sexo masculino com idade média de 22,41 ± 2,19 anos. Houve diferença significativa entre os valores de amplitude antes e após a técnica MR em todos os movimentos avaliados, com valores de p˂0,05 para os movimentos de flexão e abdução, em ambos os membros. A técnica MR associada as diagonais do FNP é uma excelente terapêutica para o ganho imediato de amplitude de movimento articular, o que caracteriza o alongamento de um maior grupo muscular simultaneamente.

Biografia do Autor

Joel Freires de Alencar Arrais, Fisioterapeuta, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

Fisioterapeuta pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Pós-graduando em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva. Experiência em Fisioterapia Hospitalar e Terapia Intensiva, Fisioterapia Traumato-ortopédica e Fisioterapia Respiratória. Vivência em Pesquisa, Monitoria acadêmica e Coordenação discente de projetos de extensão.

Downloads

Publicado

2022-02-07

Como Citar

Arrais, J. F. de A., Nascimento, D. da S., Menezes, J. O. de, Batista, M. R. da S., Ramos, D. C., & Gomes, R. L. M. (2022). EFICÁCIA DO ALONGAMENTO MANTER-RELAXAR NO GANHO DE AMPLITUDE DE MOVIMENTO ARTICULAR DO OMBRO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 10(1), 1160–1166. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v9.e3.a2021.pp1160-1166

Edição

Seção

Artigos