INTOXICATION BY USE OF IVERMECTIN: AN INTEGRATIVE REVIEW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e4.a2024.pp4611-4621

Palavras-chave:

Medication, Toxicity, Covid-19

Resumo

Ivermectin was the medicine most used for both prophylaxis and treatment during the COVID-19 pandemic period in many countries. Its use was evaluated in patients simultaneously with a race to produce vaccines and reduce mortality from Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2). As it is a prescription-free medicine in Brazil, and given the fear of contagion among a large part of the population, its use as a prophylactic alternative against SARS-CoV-2 was widely observed. The objective of this review is to survey scientific studies around the world that report the toxicity of ivermectin and its risks to the various systems of the human body. A search was carried out in the PubMed, Web of Science, Scopus and Embase databases using the keywords: “ivermectin” and “intoxication”. After analyzing the search based on the strategy we outlined, we identified eight studies that addressed ivermectin toxicity. The data obtained from the articles reflect the toxic effects caused by the off-label use of ivermectin, and reports of its toxicity were more serious following the pandemic period than those previously reported. One hypothesis to explain this would be the indiscriminate use of the medication during this period.

Biografia do Autor

Daniele Vasconcelos Cerqueira Meneses, Federal University of Sergipe

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Tiradentes (2010). Pós-graduanda em Enfermagem Obstétrica e Neonatológica (2014). Experiência na assistência em saúde hospitalar, gestão de pessoas e serviços, em treinamentos e elaboração de aulas para atualização de profissionais de saúde, propaganda médica e marketing de materiais médico - hospitalares; uso de computadores para edição e formatação de textos, domínio no uso da internet. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico - Cirúrgica; Atuou como coordenadora e enfermeira assistencial em uma unidade de internamento cirúrgico com o perfil de pacientes clínicos e cirúrgicos de média e alta complexidade, em pós-operatório de cirurgias cardíacas e neurológicas em sua grande maioria.

Eloisa Portugal Barros Silva Soares de Souza, Federal University of Sergipe

Graduada em farmácia pela Universidade Federal Fluminense (2014). Mestre em Ciências aplicadas a produtos para saúde na Universidade Federal Fluminense com vínculo com a Fundação Oswaldo Cruz (2016). Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Sergipe (2020). No mestrado trabalhou com produtos naturais, cultura de células, biologia celular, ensaios de atividade biológica in vivo e in vitro, toxidade e citometria de fluxo. No doutorado trabalhou na área de tecnologia farmacêutica, nanotecnologia, controle de qualidade, inflamação e modelo animal de artrite. Por 2 anos ministrou aulas como professora voluntária de toxicologia para o curso de graduação em farmácia da Universidade Federal de Sergipe (2018-2020). De 2020 a 2022 atuou como professora do curso de farmácia no Centro Universitário Dom Pedro II e foi professora substituta do Curso Técnico em Farmácia do Instituto Federal do Rio de Janeiro, onde ministrou as disciplinas: Tecnologia Farmacêutica, Controle de Qualidade, Cosmetologia, Farmacotécnica, Toxicologia e Farmácia Hospitalar. Concluiu o pós-doutorado na Universidade Federal de Sergipe (2023) onde ministrou aulas de controle de qualidade. Atualmente faz pós doutorado na Universidade Federal Fluminense na área de química e nanomateriais.

Matheus Silva Assis, Federal University of Sergipe

Estudante de Graduação de Farmácia do 7°período da Universidade Federal de Sergipe, fez iniciação científica no Laboratório de Ensaios Farmacêuticos e Toxicologia ( Left) do Departamento de Farmácia atualmente estou no Laboratório de Hematologia e Toxicologia do Departamento de Farmácia, fui Diretor Administrativo da Liga Academica de fitoterapia e tenho experiência na Área de Controle de Qualidade e Análise Clínicas

Gustavo Hardman Batista, Federal University of Sergipe

Estudante de farmácia na Universidade Federal de Sergipe. Atualmente trabalha em um projeto de iniciação científica na área de plantas medicinais e nanotecnologia. 

Paula Santos Nunes, Federal University of Sergipe

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes em Sergipe (2005), Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (2007), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2009) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2013). É Professora Efetiva Adjunta do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Sergipe. É membro da sociedade Brasileira de Anatomia e ministra aulas nas disciplinas de Anatomia Humana e Anatomia de Cabeça e Pescoço. Tem como linhas de pesquisas: biotecnologia em saúde, principalmente voltada para o desenvolvimento de produtos (naturais) para o tratamento de lesões por queimaduras; Fisioterapia esportiva e nas doenças osteomioarticulares; e estuda a neuropatia periférica Charcot-Marie-Tooth em várias vertentes de pesquisa.

Adriano Antunes de Souza Araujo, Federal University of Sergipe

Possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade Católica de Pernambuco (1998), Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), Doutorado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (2003) com estágio no exterior (Universidad de Montpellier) França (2002) e Pós-Doutorado pela Harvard-MIT Health Sciences and Technology e Universidade de São Paulo-USP/SP (2013). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe e Coordenador do Laboratório de Ensaios Farmacêuticos e Toxicidade-LeFT. Foi Chefe do Departamento de Fisiologia (2007-2009), Coordenador do Curso de Farmácia (2005-2009) e Coordenador do Ponto Focal Sergipe do Doutorado da Renorbio (2007-2008). Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFS 2010-2011. Foi Membro da Comissão da Farmacopéia Brasileira-CFB-ANVISA, Membro do Comitê Temático de Ingredientes Ativos da FB, Membro do Grupo Técnico de Insumos Ativos da Farmacopeia Mercosul, Membro do Comitê Científico da FAPITEC/SE, Membro do Conselho Consultivo da ABCF, Avaliador do INEP, Membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Análise Térmica e Calorimetria-ABRATEC, Membro do Conselho de Administração da FAPESE e Consultor da CAPES para avaliação de Programas de Pós-Graduação. Foi Coordenador adjunto dos Programas profissionais da área da Farmácia na CAPES 2017-2022. É orientador de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas e do Doutorado em Medicina da UFS onde já orientou mais de 50 teses e dissertações. É Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde-CCBS/UFS (Desde 2017). Possui 290 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais na área de Tecnologia Farmacêutica e Controle de Qualidade Físico-Químico de Fármacos e medicamentos. Ganhador do Prêmio Capes de Tese 2020 na área de Medicina e integrante do hanking dos cientistas mais influentes do mundo de acordo com publicação da Universidade de Stanford 2020, 2021, 2022 e 2023 e do ranking da AD Scientific Index 2024. Fator H ISI web of science 42.

Downloads

Publicado

2025-02-15

Como Citar

Vasconcelos Cerqueira Meneses, D., Portugal Barros Silva Soares de Souza, E., Silva Assis, M., Hardman Batista, G., Santos Nunes, P., & Antunes de Souza Araujo, A. (2025). INTOXICATION BY USE OF IVERMECTIN: AN INTEGRATIVE REVIEW. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(4), 4611–4621. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e4.a2024.pp4611-4621

Edição

Seção

Artigos