CUIDANDO DE QUEM EDUCA: CONDIÇÕES DE SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR
TEACHER’S MENTAL HEALTH CONDITIONS
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2333Palavras-chave:
Saúde mental; psicopatologias; autocuidadoResumo
O texto aborda a importância do autocuidado em saúde mental de professoras e suas articulações com o trabalho docente. Apresenta uma experiência vivida numa escola municipal da rede de ensino da Educação Infantil. Tendo por objetivo reconhecer e apoiar a saúde mental das professoras como atributo para a qualidade de vida pessoal e profissional docente. A perspectiva é ampliar o olhar institucional educativo para a saúde mental como possibilidade de produzir formas de cuidado de si no ambiente de trabalho. A metodologia da pesquisa é a qualitativa possibilitando a topografia das relações de cuidado em saúde mental de professoras. Os dados coletados a partir da análise das narrativas das professoras entrevistadas aponta para em relação entre a qualidade da saúde mental em espaços educativos e a atitude de cuidado empreendidos pelas professoras quanto a sua saúde mental. Assim, diante do diagnóstico proporcionado pela topografia da pesquisa sobre saúde no contexto escolar aflora a necessidade da criação de espaços para diálogo sobre psicopatologias e modos de promover a saúde mental em espaços educativos em favor da vida e qualidade da saúde mental por meio do autocuidado.