CUIDANDO DE QUEM EDUCA: CONDIÇÕES DE SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR

TEACHER’S MENTAL HEALTH CONDITIONS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2333

Palavras-chave:

Saúde mental; psicopatologias; autocuidado

Resumo

O texto aborda a importância do autocuidado em saúde mental de professoras e suas articulações com o trabalho docente. Apresenta uma experiência vivida numa escola municipal da rede de ensino da Educação Infantil. Tendo por objetivo reconhecer e apoiar a saúde mental das professoras como atributo para a qualidade de vida pessoal e profissional docente. A perspectiva é ampliar o olhar institucional educativo para a saúde mental como possibilidade de produzir formas de cuidado de si no ambiente de trabalho. A metodologia da pesquisa é a qualitativa possibilitando a topografia das relações de cuidado em saúde mental de professoras. Os dados coletados a partir da análise das narrativas das professoras entrevistadas aponta para em relação entre a qualidade da saúde mental em espaços educativos e a atitude de cuidado empreendidos pelas professoras quanto a sua saúde mental. Assim, diante do diagnóstico proporcionado pela topografia da pesquisa sobre saúde no contexto escolar aflora a necessidade da criação de espaços para diálogo sobre psicopatologias e modos de promover a saúde mental em espaços educativos em favor da vida e qualidade da saúde mental por meio do autocuidado.

Biografia do Autor

Daniela De Maman, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão/PR. Sou professora Doutora Associada A. 

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Publicado

2025-04-16

Como Citar

De Maman, D. (2025). CUIDANDO DE QUEM EDUCA: CONDIÇÕES DE SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR: TEACHER’S MENTAL HEALTH CONDITIONS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(1), 5142–5158. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2333

Edição

Seção

Artigos