ANÁLISE DA FREQUÊNCIA DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E ANSIEDADE EM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2483

Palavras-chave:

Ansiedade, Disfunção Temporomandibular, Pessoas em situação de rua

Resumo

Trata-se de uma doença de alta prevalência na sociedade, e a identificação precoce desses pacientes é fundamental para evitar complicações. Ainda é vaga a presença desse assunto na comunidade científica. Os objetivos deste trabalho são verificar a presença de sintomas relacionados à DTM e à ansiedade nas pessoas em situação de rua e compará-los com a população em geral, identificar os sintomas mais frequentes na população estudada e identificar qual gênero e faixa etária relatam mais sintomas. A pesquisa foi um estudo descritivo-exploratório, transversal, com abordagem quantitativa e amostra por conveniência. Os questionários aplicados foram os de Desordens de Ansiedade (GAD-7) e o Questionário de Sintomas de DTM presentes no Eixo I do Diagnóstico Pesquisa para Distúrbios Temporomandibulares (DC/TMD). Os dados coletados foram confeccionados em um banco de dados no programa JAMOVI, a partir do qual foi realizada estatística descritiva, apresentando os resultados na forma de tabela e realizando o teste de Qui-Quadrado para verificar associações entre as variáveis, considerando um nível de significância de 5% (< 0,05). A partir dos resultados, observou-se a presença de sintomas de DTM e ansiedade em pessoas em situação de rua, que apresentaram mais sintomas em comparação ao grupo controle. O sintoma mais comum foi dor na mandíbula, têmporas, ouvido ou na frente do ouvido, em ambos os lados. Os participantes frequentemente apresentaram níveis moderado e grave de ansiedade, que exigem tratamento específico. O sexo mais afetado foi o masculino, mas não houve relevância estatística. A faixa etária mais afetada foi entre 30 e 49 anos.

Biografia do Autor

Lara Coêlho Macêdo, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO)

Graduada em Odontologia pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO).

Milene Barros Feitosa, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO)

Graduada em Odontologia pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO).

Marcília Ribeiro Paulino, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO)

Doutorado em Odontologia, área de concentração Clínica Integrada - UFPE (2019). Mestrado em Odontologia - UFRN (2015). Especialização em Prótese Dentária - COESP (2017). Graduação em Odontologia - UFPB (2012). Atualmente Professora do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UniLeão). Experiência em Prótese, Oclusão, DTMs e Epidemiologia.

Rodrigo Dutra Murrer, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO)

Cirurgião-Dentista e Psicólogo com Mestrado e Doutorado em Clínica Odontológica (FOP-UNICAMP). Possui um MBA Executivo em Liderança e Gestão Organizacional e um MBA em Gestão Acadêmica e Universitária. Atua como Professor de Graduação e Pós-Graudação desde 1994 e é Coordenador do Curso de Odontologia do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (Juazeiro do Norte-CE) desde 2012.

Thiago Bezerra Leite, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO)

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Especialização em Prótese Dentária pelo Centro Odontológico de Estudos e Pesquisas (2012), Especialização e Mestrado em disfunção temporomandibular e dor orofacial pela Faculdade São Leopoldo Mandic (2022) tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Prótese Dentária e DTM atuando principalmente nos seguintes temas: Prótese Fixa, PPR, PT, Prótese sobre implante, Traumatismo Dental, Recuperação da DVO, Reabilitação Oral, Bruxismo e Dor Orofacial.

Downloads

Publicado

2025-10-27

Como Citar

Macêdo, L. C., Feitosa, M. B., Paulino, M. R., Murrer, R. D., & Leite, T. B. (2025). ANÁLISE DA FREQUÊNCIA DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E ANSIEDADE EM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(3), 5756–5766. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2483

Edição

Seção

Artigos