O MEIO AMBIENTE COMO ESPAÇO DE INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO SISAR/BSA NO CARIRI CEARENSE
DOI:
https://doi.org/10.16891/314Resumo
O presente artigo buscou caracterizar o meio ambiente como espaço de intervenção do Serviço Social no Sistema Integrado de Saneamento Rural da Bacia do Salgado – SISAR/BSA no Cariri Cearense, no qual o meio ambiente é uma categoria pertinente para a prática do Serviço Social, por a dimensão ambiental ser indissociável das crises estruturais do capitalismo tardio. Os procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa qualitativa, método estudo de caso e a técnica usada para coleta de dados, a entrevista semiestruturada. Concluindo a necessária atuação do Assistente Social junto à questão ambiental considerando o assunto de relevância para a realidade social contemporânea.
Palavras-chave: Meio Ambiente; Serviço Social; Saneamento Rural
Referências
REFERÊNCIAS
AGUAYO, I. H; GARCÍA, L. M. R. O meio ambiente como fator de desenvolvimento: uma perspectiva a partir do Serviço Social. In: Serviço Social e meio ambiente. 4 ed. – São Paulo, Cortez, 2011.
BRASIL. Constituição da Republica Federal do Brasil: Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988. – Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2006.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Brasília: 2015 Disponível em: http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/acessoaagua. Acesso em 28/11/2015.
DORNELLES, Denise Freitas. A prática do assistente social em uma comunidade sustentável: desafios para a sociedade contemporânea. – São Paulo: Blucher Acadêmico, 2008.
IRIGALBA, Ana Carmem. A prática da ecologia social: a necessidade de integra o social e o ecológico. In: Serviço Social e meio ambiente. 4 ed. – São Paulo, Cortez, 2011.
LAKATOS Eva Maria, MARCONI Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. – 6° ed. – São Paulo: Atlas 2005.
MONTAÑO, Carlos. A Natureza do Serviço Social: um ensaio sobre sua gênese, a
?especialidade? e sua reprodução. 2 ed. – São Paulo: Cortez, 2011.
NETO, Valmiki Sampaio de Albuquerque. Análise do SISAR como uma alternativa financeiramente sustentável para o saneamento rural no Ceará. 2011. 74f. Dissertação. Mestre em Economia. Universidade Federal do Ceará - UFC – Fortaleza, 2011.
PÉREZ, Alejandro Gaona. Necessidades de formação do assistente social no campo ambiental. In: Serviço Social e meio ambiente. 4 ed. – São Paulo, Cortez, 2011.
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE SÃO PAULO. Caderno de Educação Ambiental:
Resíduos Sólidos. 2 ed. – São Paulo: SMA, 2013.
SISAR, Ceará. Disponível: www.sisarceara.org.br. Acesso em: 07.12.2014