PROCESSOS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL: EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ NO MUNICÍPIO DE CARIRÉ-CE
DOI:
https://doi.org/10.16891/611Resumo
A escola cada vez mais, está condicionada ao espaço que possibilita a inclusão, isto é, enquadrar nos limites dessas instituições aqueles que julgamos diferentes, pessoas com necessidades educativas especiais, as pessoas com deficiência e assim por diante, passa a ser uma meta não de apontar aqueles ditos diferentes, mas, sobretudo, incluí-los na sociedade por meio da escola. Nesse sentido, falar em escola implica necessariamente falar em inclusão dos ditos “especiais” e essa temática envolve outras questões como estrutura física adequada, formação de profissionais, práxis direcionadas, metas escolares, etc. O trabalho tem por objetivo investigar de que formas a alteridade é concebida no contexto escolar nas escolas públicas da Cidade de Cariré - Ceará, focando nas ditas políticas de inclusão educacional da pessoa com deficiência, sob a qual realizamos uma análise se a inclusão está presente nos discursos e práticas das escolas investigadas e, assim, se ela de fato ocorre ou acaba se constituindo como mais um mecanismo de fortalecimento da exclusão das pessoas com deficiências. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de campo do tipo exploratório descritiva, visto que, enquanto pesquisadores pudemos observar diretamente as atividades do grupo estudado, além de termos realizado entrevistas com profissionais diretamente envolvidos com a educação inclusiva para captar explicações e interpretações do que ocorre naquele grupo, trata-se também, de uma pesquisa bibliográfica. Trabalharemos sob a luz dos autores: Veiga Neto (2001), Duschatzky (2001) e Skliar (2006), Marconi, Lakatos(2007), dentre outros que trazem questões pertinentes sobre como a Educação Inclusiva atualmente se apresenta no contexto escolar.
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