TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ANATOMIA HUMANA: UM RELATO ACADÊMICO EM TEMPOS DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.16891/917Resumo
Este relato de experiência surgiu a partir dos desafios enfrentados pela comunidade acadêmica diante da migração do estudo da Anatomia Humana presencial para as aulas online de caráter emergencial em tempos de COVID-19. As tecnologias de informação e comunicação (TIC’S) foram incorporadas ao ensino na tentativa de dar continuidade às aulas presenciais nas Instituições de Ensino Superior (IES). A experiência ocorreu no Centro Universitário de Salvador (UNICEUSA), vinculado ao projeto de extensão do Departamento de Biomorfologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) intitulado “Metodologias ativas no ensino da Anatomia Humana”, no período de Março a Julho de 2020. A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças e debates significativos para o ensino da Anatomia Humana, já que ensinar e aprender tornou-se um processo mais dinâmico e interativo, mudando de forma irreversível a autonomia dos discentes e a práxis docente.
DOI: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v9.e2.a2021.pp1064-1071