TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ANATOMIA HUMANA: UM RELATO ACADÊMICO EM TEMPOS DE COVID-19

Autores

  • Janaína Damascena da Silva Souza Centro Universitário de Salvador- UNICEUSA
  • Rafael Virgens dos Santos Centro Universitário de Salvador-UNICEUSA
  • Maria Oliveira Penha Belém Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Leila Valverde Ramos Centro Universitário de Salvador-UNICEUSA

DOI:

https://doi.org/10.16891/917

Resumo

Este relato de experiência surgiu a partir dos desafios enfrentados pela comunidade acadêmica diante da migração do estudo da Anatomia Humana presencial para as aulas online de caráter emergencial em tempos de COVID-19. As tecnologias de informação e comunicação (TIC’S) foram incorporadas ao ensino na tentativa de dar continuidade às aulas presenciais nas Instituições de Ensino Superior (IES). A experiência ocorreu no Centro Universitário de Salvador (UNICEUSA), vinculado ao projeto de extensão do Departamento de Biomorfologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) intitulado “Metodologias ativas no ensino da Anatomia Humana”, no período de Março a Julho de 2020.  A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças e debates significativos para o ensino da Anatomia Humana, já que ensinar e aprender tornou-se um processo mais dinâmico e interativo, mudando de forma irreversível a autonomia dos discentes e a práxis docente.

DOI: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v9.e2.a2021.pp1064-1071

Biografia do Autor

Janaína Damascena da Silva Souza, Centro Universitário de Salvador- UNICEUSA

Academico do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Salvador- UNICEUSA-UNIP

Rafael Virgens dos Santos, Centro Universitário de Salvador-UNICEUSA

Acadêmico do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Salvador-UNICEUSA-UNIP

Maria Oliveira Penha Belém, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Departamento de Biomorfologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA);Professora Associada I do Instituto de Ciências da Saúde;Dra. em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia.

Leila Valverde Ramos, Centro Universitário de Salvador-UNICEUSA

Professora Adjunta UNICEUSA-UNIP; Mestre em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-04-20

Como Citar

da Silva Souza, J. D., dos Santos, R. V., Penha Belém, M. O., & Ramos, L. V. (2021). TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ANATOMIA HUMANA: UM RELATO ACADÊMICO EM TEMPOS DE COVID-19. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 9(2), 1064–1071. https://doi.org/10.16891/917

Edição

Seção

Artigos