AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE CARDÁPIOS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO PÚBLICO

Autores

  • Luiza Florentino dos Santos Universidade Metropolitana de Santos
  • Simone dos Anjos Caivano Universidade Metropolitana de Santos

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v.10.e1.a2022.pp1182-1190

Resumo

Introdução: É na infância que se inicia a formação de hábitos, sobretudo os alimentares, e estimular o consumo de uma alimentação saudável viabiliza a educação alimentar e nutricional que se estende pela vida adulta. Os cardápios são importantes instrumentos para análise da qualidade das refeições através do Índice de Qualidade da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (IQ COSAN), que considera os componentes alimentares das refeições ofertadas para cada semana. Objetivo: Avaliar a qualidade dos cardápios da alimentação escolar oferecidos em escolas públicas da cidade de Santos/SP pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Casuística e métodos: Estudo original, de caráter transversal e qualitativo para análise de cardápios semanais, oferecidos em uma creche, uma Escola Municipal de Educação Infantil, (EMEI) e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), conforme o IQ COSAN. Resultados: Embora os cardápios atendam às necessidades dos alunos, precisam de melhoras, de acordo com o IQ COSAN. Conclusão: Ampliar a diversidade alimentar e reduzir alimentos restritos para alcançarem a classificação de “Adequado”, pois diferentes faixas etárias necessitam de diferentes cardápios para melhorar o rendimento escolar e se desenvolvem como adultos de hábitos alimentares saudáveis.

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Publicado

2022-02-07

Como Citar

Florentino dos Santos, L., & dos Anjos Caivano, S. (2022). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE CARDÁPIOS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO PÚBLICO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 10(1), 1182–1190. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v.10.e1.a2022.pp1182-1190

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