DA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR À ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO PROCESSO DE TRANSPLANTE E DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: UM OLHAR SOBRE OS ASPECTOS PSICOEMOCIONAIS

a psychological approach

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e1.a2023.pp1713-1719

Resumo

O transplante é uma modalidade de tratamento que pode ser a única alternativa para alguns pacientes. Há uma avaliação criteriosa, por uma equipe multidisciplinar, para que o paciente entre na fila para receber a doação de um órgão de um doador vivo ou morto. O presente artigo tem como objetivo discorrer a cerca do cuidado integral, por meio da abordagem multiprofissional, tecendo o olhar sobre a atuação do psicólogo inserido nesta equipe e dos aspectos psicológicos de pacientes e doadores no decorrer do processo de transplante e doação de órgãos, utilizando-se de revisão de literatura narrativa. Buscou-se apresentar as especificidades de questões psíquicas conforme órgão a ser transplantado pelo paciente, como sobre o enfrentamento do doador e receptor de doador vivo, das fantasias, angústias e medos permeando a decisão e a recepção. Ressaltou-se a importância das intervenções em saúde por meio de uma equipe multidisciplinar tendo o psicólogo como parte essencial na abordagem durante todo o processo e no pós-transplante, sendo facilitador, organizador e avaliador, contribuindo de forma efetiva na compreensão, elaboração, adesão e suporte frente o momento vivido, tanto ao paciente quanto ao doador, favorecendo adesão e minimizando repercussões negativas no decorrer de todo o processo de transplante de órgãos. Evidenciou-se, por fim, ser essencial haver protocolos multidisciplinares eficientes corroborando para a qualidade e segurança assistencial.

Biografia do Autor

Meire Cassini, Hospital Felício Rocho / UFMG

Psicóloga Clínica de formação pela PUC/MG. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP/MG. Especialista em Psicologia da Saúde, com ênfase em Saúde Mental e Hospitalar pela PUC/Betim. Pós-graduação em Cuidados Paliativos pela UNISANITAS/Colômbia. Mestranda em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência, no Depart. Medicina Preventiva e Social pela UFMG. Gestora do Serviço de Psicologia Hospitalar do Hospital Felício Rocho – BH/MG.

Tayná Amorim, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Moeda - MG

Psicóloga Clínica de formação pela PUC/MG. Especialista em Psicologia Hospitalar pela Santa Casa. Atuou no Hospital Luxemburgo - BH, Instituto Mário Penna - BH e, na Unidade de Transplantes, inserida no Serviço de Psicologia Hospitalar do Hospital Felício Rocho – BH/MG. Atualmente, atende em consultório particular e, é psicóloga na atenção básica no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) em Moeda-MG.

Downloads

Publicado

2023-04-06

Como Citar

de Oliveira Loureiro Cassini, M. R., & Carvalho Amorim , T. . (2023). DA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR À ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO PROCESSO DE TRANSPLANTE E DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: UM OLHAR SOBRE OS ASPECTOS PSICOEMOCIONAIS: a psychological approach. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(1), 1713–1719. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e1.a2023.pp1713-1719

Edição

Seção

Artigos