ABORDAGEM AO PACIENTE EM RISCO E TENTATIVA DE SUICÍDIO

Do acolhimento e intervenção precoce à abordagem multiprofissional em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v10.e3.a2022.pp1554-1562

Resumo

O suicídio é considerado um ato intencional e consciente, na qual o indivíduo utiliza de um meio que acredita ser letal tendo como objetivo tirar a sua própria vida. Sua ocorrência está relacionada a diversos fatores como os ambientais, sociais, psicológicos, genéticos e culturais, afetando não apenas o sujeito, mas seus familiares, amigos e toda a sociedade. Nessa perspectiva, realizar a identificação e a avaliação precoce do risco de suicídio é uma prática fundamental para prevenção. A partir do referencial teórico acerca deste tema, buscou-se discutir e destacar sobre o manejo ao paciente em tentativa e em risco de suicídio e da abordagem psicológica, integrada à equipe multiprofissional. Concluiu-se a importância da abordagem da equipe especialista, nas tentativas, na identificação e avaliação dos riscos, nas intervenções realizadas buscando fortalecer os fatores de proteção, diminuição dos fatores de risco e possibilitando o acesso à rede de saúde mental adequada para tratamento. Ao integrar esta equipe, o psicólogo realiza abordagem ao paciente e familiar, possibilitando a integralidade do cuidado às pessoas em situações de suicídio, na prevenção ao risco de suicídio e na promoção dos cuidados em saúde mental.

Biografia do Autor

Meire Cassini, Hospital Felício Rocho - UFMG

Psicóloga Clínica de formação pela PUC/MG. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP/MG. Especialista em Psicologia da Saúde, com ênfase em Saúde Mental e Hospitalar pela PUC/Betim. Pós-graduação em Cuidados Paliativos pela UNISANITAS/Colômbia. Mestranda em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência, no Depart. Medicina Preventiva e Social pela UFMG. Gestora do Serviço de Psicologia Hospitalar do Hospital Felício Rocho – BH/MG.

Aline Costa, Hospital Felício Rocho - UFMG

Psicóloga graduada pelo Centro Universitário UNA, Especialista em Psicologia Hospitalar Faculdade Unyleya. Psicóloga hospitalar, referência nas Unidades de Internação e Pronto-Atendimento, integrante do Serviço de Psicologia Hospitalar do Hospital Felício Rocho – BH/MG.

Downloads

Publicado

2023-01-27

Como Citar

de Oliveira Loureiro Cassini, M. R., & de Sousa Costa, A. J. (2023). ABORDAGEM AO PACIENTE EM RISCO E TENTATIVA DE SUICÍDIO: Do acolhimento e intervenção precoce à abordagem multiprofissional em saúde. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 10(3), 1554–1562. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v10.e3.a2022.pp1554-1562

Edição

Seção

Artigos