RELEVÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.16891/109Resumo
No cenário educacional da sociedade contemporânea a formação de professores de Educação Física ganha espaço e destaque, para que está visão persista é necessária à efetivação da prática pedagógica com relação entre teoria e prática. Neste sentido, entendemos que o Estágio Curricular Supervisionado é a ferramenta de interação para o conhecimento teórico atuante na pratica docente. O presente estudo tem com objetivo identificar os pontos relevantes do estágio curricular supervisionado em Educação Física na educação especial para a formação docente. A população considerada foram os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Leão Sampaio que realizaram o Estágio Curricular Supervisionado IV – Educação Especial, tendo uma amostra de dezessete acadêmicos. A partir da analise dos dados podemos considerar que o Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física na Educação Especial, proporcionar aos estagiários uma vasta experiência profissional no processo de formação acadêmica dos mesmos; o contato com os alunos com necessidades especiais insere valores para na vida pessoal e profissional. A convivência com os alunos especiais deixa bem claro que, é preciso viver para conhecer as formas de trabalhar com a realidade de cada um. Na prática que se faz possível perceber as adaptações estudadas na teoria muitas vezes não são adequadas, pois em uma mesma sala são encontrados alunos com necessidades diferentes, assim as adaptações devem ocorrer para cada aluno. A realização desse estágio é uma grande porta para a definição de um bom professor, possibilitando aos acadêmicos uma carga de conhecimento para seu futuro profissional e pessoal.
Palavras Chaves: Educação Física; Educação Especial; Estágio Curricular Supervisionado.