A CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA ACADÊMICA PARA O INCENTIVO A DOCÊNCIA

Autores

  • José de Caldas Simões Neto UNILEÃO/FVS
  • Iarê Lucas Andrade URCA

DOI:

https://doi.org/10.16891/334

Resumo

A monitoria acadêmica é uma das estratégias para iniciar a formação de docentes durante a graduação, bem como ferramenta para melhoria no ensino-aprendizagem dos conteúdos. Schneider (2006); Haagi, (2008) e Nascimento e Barletta (2011) iram nos auxiliam no entendimento do sobre a monitoria acadêmica e a atual situação do ensino superior no Brasil. Nessas perspectivas o foco principal do estudo é avaliar a monitoria acadêmica como inventivo a carreira docente, bem como perceber as principais atividades desenvolvidas pelos alunos/monitores e seu desempenho nas atribuições quanto acadêmico e futuros profissionais. Para a realização deste trabalho, buscou-se o método descritivo, com corte transversal e enfoque quali-quantitativo. A população do estudo foi composta por alunos/monitores de uma instituição privada de ensino superior na cidade de Juazeiro do Norte-Ce e a sua amostra foi composta por cem (100) alunos/monitores em exercício. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário online Survio, uma ferramenta para pesquisas online de satisfac?a?o e avaliac?a?o de desempenho, por distribuição de frequência e descrição direta dos dados. Após analise dos dados pode-se verificar que antes de iniciar a monitoria que (25%) dos estudantes não pensavam em seguir a carreira docente e (75%) já tinham esse objetivo profissional, após inicio das atividades como monitor, o valor para resposta positiva aumenta para (86%) e (14%) não pretende seguir essa carreira profissional. Podemos concluir que a maioria dos alunos/monitores, deseja seguir a carreira docente e que a atividade de monitoria veio auxiliar nesse desejo.

Palavras-Chave: Monitoria. Docência. Ensino. Aprendizagem.

Downloads

Publicado

2017-07-27

Como Citar

Simões Neto, J. de C., & Andrade, I. L. (2017). A CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA ACADÊMICA PARA O INCENTIVO A DOCÊNCIA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 4(12), 93–99. https://doi.org/10.16891/334

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)