GRAFFITI E EDUCAÇÃO (IN)FORMAL: UM DISPOSITIVO EDUCACIONAL NA DEMOCRATIZAÇÃO DAS ARTES NA PERIFERIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e2.a2023.pp1840-1852

Resumo

O objetivo do presente artigo é discutir tensionamentos nos encontros entre graffiti e escola cartografando linhas de democratização do fazer artistico e da sociedade a partir do graffiti em uma periferia de Fortaleza-CE, Brasil. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa constituída por meio de um delineamento qualitativo, seguindo a perspectiva da cartografia como método de pesquisa-intervenção. Os resultados e discussões apontam para a problematização da experiência dos coletivos de graffiti junto à juventude em contextos periféricos, enquanto construção de uma educação não-formal atravessada de espaços de resistências juvenis que permeiam a participação social e a luta pela garantia de direitos sociais, observando possibilidades do graffiti enquanto técnica artística e dispositivo que articula temáticas tais como: racismo, igualdade de gênero, pobreza e condições de acesso à educação.

Biografia do Autor

Tadeu Lucas de Lavor Filho, Universidade Estadual do Ceará/Centro Universitário Vale do Salgado

Tadeu Lucas de Lavor Filho (LAVOR FILHO) – Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE, Brasil. Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS).

E-mail: tadeulucaslf@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2687-1894

 

Rochelly Rodrigues Holanda, Universidade Federal do Ceará

Rochelly Rodrigues Holanda (HOLANDA) - Doutoranda e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Faculdade UNINTA de Itapipoca (UNINTA de Itapipoca).

E-mail: rochellyholanda@hotmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9901-9451

Vilkiane Natercia Malherme Barbosa, Universidade Federal do Ceará

Vilkiane Natercia Malherme Barbosa (BARBOSA) - Doutoranda e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (Bolsista CAPES). Professora do Centro Universitário Estácio (Campus Fortaleza).

E-mail: vilkimalherme@outlook.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3048-9316

Larissa Ferreira Nunes, Universidade Federal do Ceará

Larissa Ferreira Nunes (NUNES) - Doutoranda e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

E-mail: larissafnpsico@gmail.com.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5384-0896

Luciana Lobo Miranda, Universidade Federal do Ceará

Luciana Lobo Miranda (MIRANDA) - Doutora em Psicologia pela PUC-RJ. Estágio pós-doutoral no Programa de Psicologia Social Crítica e Personalidade pela City University of New York (CUNY), EUA. Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista Produtividade CNPQ.

E-mail: luciana.miranda@ufc.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7838-8098

João Paulo Pereira Barros, Universidade Federal do Ceará

João Paulo Pereira Barros (BARROS) - Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista Produtividade CNPQ.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7680-576X

E-mail: joaopaulobarros07@gmail.com

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Publicado

2023-07-29

Como Citar

Lavor Filho, T. L. de, Holanda, R. R., Barbosa, V. N. M., Nunes, L. F. ., Miranda, L. L., & Barros, J. P. P. (2023). GRAFFITI E EDUCAÇÃO (IN)FORMAL: UM DISPOSITIVO EDUCACIONAL NA DEMOCRATIZAÇÃO DAS ARTES NA PERIFERIA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(2), 1840–1852. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e2.a2023.pp1840-1852

Edição

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