A UTILIZAÇÃO DO TEATRO COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO BÁSICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v10.e2.a2022.pp1361-1370

Resumo

Este artigo discorre sobre o teatro como uma ferramenta pedagógica com potencial capaz de auxiliar o processo educacional. Objetiva-se discutir sobre a necessidade de uma formação docente capaz de incluir ferramentas pedagógicas na docência profissional de educadores com o uso do teatro. Metodologicamente, apoia-se em um relato de experiência, a partir da vivência do teatro em uma escola pública do município de Lebon Régis – SC. Percebe-se que o teatro no cotidiano dos docentes são vetores de capacitação e formação continuada em práticas pedagógicas inventivas para o trabalho docente em que é possível usar o teatro como forma de aprendizado e inclusão dos educandos.

Biografia do Autor

Zenilda Dias de Lima dos Santos, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Especialista em Docência para a Educação Profissional do Instituto Federal de santa Catarina (IFSC). Professora da Rede de Lebon Régis – SC. https://www.orcid.org/0000-0001-7856-033X

Tadeu Lucas de Lavor Filho, Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)/ Universidade Federal do Ceará - Pós-graduação em Psicologia

Doutorando e Mestre em Psicologia. Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza-CE, Brasil. Especialista em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação à Distância (IPEMIG). Pesquisador do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). Extensionista no Projeto É da Nossa Escola que falamos (UFC). Docente de Psicologia no Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). 

 

Rochelly Rodrigues Holanda, Universidade Federal do Ceará - Pós-graduação em Psicologia

Doutoranda (Bolsista FUNCAP- CE) e Mestre em Psicologia (Bolsista FUNCAP- CE) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral (Bolsa PIBIC/CNPq - 2016-2017). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar - Nordeste". Colaboradora do Laboratório de Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). 

 

Larissa Ferreira Nunes, Universidade Federal do Ceará - Pós-graduação em Psicologia

Doutoranda e Mestre em Psicologia no Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC - (Bolsista FUNCAP-CE). Integrante do Grupo de Pesquisa e Intervenções sobre Violências, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES-UFC). 

 

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Publicado

2022-07-15

Como Citar

Santos, Z. D. de L. dos, Lavor Filho, T. L. de, Holanda, R. R., & Nunes, L. F. (2022). A UTILIZAÇÃO DO TEATRO COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO BÁSICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 10(2), 1361–1370. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v10.e2.a2022.pp1361-1370

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