ASSOCIAÇÃO ENTRE AUTOEFICÁCIA PARA A PROMOÇÃO DE UMA ESCOLA SAUDÁVEL E VARIÁVEIS DE CONTEXTO DE GESTORES ESCOLARES

Autores

  • Roberto Tadeu Iaochite Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Claudeir Germano de Oliveira Secretaria Municipal de Educação de Limeira https://orcid.org/0000-0001-8263-2834

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e1.a2024.pp3389-3396

Resumo

A escola se configura como um espaço privilegiado para ações ligadas à educação e promoção de saúde, sendo a atuação dos gestores escolares reconhecidamente importante para que tais ações sejam aplicadas no cotidiano escolar. Nessa direção, a equipe gestora deverá se perceber capaz de fazê-lo, apesar dos desafios a serem enfrentados.  Objetivamos nesse estudo, mensurar a autoeficácia dos gestores escolares para a promoção de uma escola saudável e correlacioná-la com as variáveis de contexto para a promoção de uma escola saudável. Participaram 104 gestores escolares que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede pública municipal paulista. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados: Questionário de caracterização do participante e a escala de autoeficácia para a promoção de uma escola saudável. Foi encontrado que os gestores escolares apresentaram moderada autoeficácia para a promoção de uma escola saudável, de maneira que essa crença esteve positivamente associada ao contexto escolar. Conclui-se que é necessário promover a autoeficácia de gestores escolares para se sentirem capazes de criar um ambiente propício à promoção de saúde na escola.

Biografia do Autor

Roberto Tadeu Iaochite, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Licenciado e Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Rio Claro.
Doutor em Educação pela Faculdade de Educação - UNICAMP.
Pós-Doutor em Psicologia pela Universidade São Franscisco.
Livre-Docente em Educação Física pela UNESP, Rio Claro.
Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESP, Rio Claro.

Claudeir Germano de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Limeira

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Rio Claro. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás- Regional Catalão (2007), especialização em Educação Especial - Deficiência Intelectual, pela Faculdade São Luís(2009) e especialização em Musculação e Condicionamento Físico pela Universidade Estácio de Sá (2015). É Professor Efetivo de Educação Física na Rede Municipal de Limeira e atualmente ocupa o cargo de Coordenador de área de Educação Física na Secretaria Municipal de Educação de Limeira/SP. Experiência na área de Educação em formação continuada de professores, currículo e ensino de Educação Física. É membro do Núcleo de Estudos em Teoria Social Cognitiva e Práticas Educativas (TSCPE).

Downloads

Publicado

2024-03-03

Como Citar

Iaochite, R. T., & Oliveira, C. G. de. (2024). ASSOCIAÇÃO ENTRE AUTOEFICÁCIA PARA A PROMOÇÃO DE UMA ESCOLA SAUDÁVEL E VARIÁVEIS DE CONTEXTO DE GESTORES ESCOLARES. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(1), 3389–3396. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e1.a2024.pp3389-3396

Edição

Seção

Artigos