ASSOCIAÇÃO ENTRE AUTOEFICÁCIA PARA A PROMOÇÃO DE UMA ESCOLA SAUDÁVEL E VARIÁVEIS DE CONTEXTO DE GESTORES ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e1.a2024.pp3389-3396Resumo
A escola se configura como um espaço privilegiado para ações ligadas à educação e promoção de saúde, sendo a atuação dos gestores escolares reconhecidamente importante para que tais ações sejam aplicadas no cotidiano escolar. Nessa direção, a equipe gestora deverá se perceber capaz de fazê-lo, apesar dos desafios a serem enfrentados. Objetivamos nesse estudo, mensurar a autoeficácia dos gestores escolares para a promoção de uma escola saudável e correlacioná-la com as variáveis de contexto para a promoção de uma escola saudável. Participaram 104 gestores escolares que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede pública municipal paulista. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados: Questionário de caracterização do participante e a escala de autoeficácia para a promoção de uma escola saudável. Foi encontrado que os gestores escolares apresentaram moderada autoeficácia para a promoção de uma escola saudável, de maneira que essa crença esteve positivamente associada ao contexto escolar. Conclui-se que é necessário promover a autoeficácia de gestores escolares para se sentirem capazes de criar um ambiente propício à promoção de saúde na escola.