SUSTENTABILIDADE E SAÚDE COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING SENSORIAL: UMA REVISÃO NARRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e1.a2024.pp3912-3922Resumo
O padrão alimentar moderno, caracterizado pelo elevado consumo de alimentos processados e ultraprocessados tem sido uma ameaça à saúde da população e do planeta, considerando os impactos ambientais envolvidos na produção de alimentos. Nesse contexto, o marketing sensorial tem sido utilizado pelas indústrias de alimentos para influenciar a escolha de alimentos por meio do conjunto de sensações de interesse às estratégias de comercialização e missão da empresa. Considerando a necessidade de mudanças de comportamento alimentar, métodos de produção de alimentos pautados na sustentabilidade têm sido investigados e podem despertar o interesse da população mais preocupada com o meio ambiental. Assim, o marketing sensorial pautado em diferentes estratégias e níveis de sensibilidade aos atributos de sustentabilidade, se configura em uma ferramenta para mitigar os impactos ambientais da produção de alimentos. O direcionamento à forma de pensar e interagir com os alimentos visando a promoção da saúde e minimização dos impactos ambientais, sociais e econômicos causados pelo consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, permitirá que as futuras gerações possam utilizar os atuais recursos físicos e ambientais, atualmente disponíveis.