PROPOSIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA MICROBIOLOGIA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp3004-3016

Resumo

Esta pesquisa objetiva propor a utilização de metodologias ativas como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. Com o intuito de se aprofundar no tema, foi realizada nas bases de dados on line uma análise nos documentos norteadores (BNCC e PCNs) (sites do MEC), artigos científicos (scielo, sciesedirect e google acadêmico) e livros publicados na área para um conhecimento mais amplo assim como uma pesquisa com 39 docentes do ensino fundamental II, de escolas públicas e privadas no município de São Luís no período de janeiro a agosto de 2021, utilizando questionário validado google forms enviado via plataformas digitais com a finalidade de conhecer as dificuldades e demandas quanto ao ensino de microbiologia. Após à análise documental os conteúdos de microbiologia das séries do Ensino fundamental II foram selecionados e o questionário mostrou que os professores possuem idade produtiva trabalhando 40 horas semanais nos dois turnos. Dos entrevistados, 97% estudaram microbiologia na graduação, porém, 67% não ministram aulas práticas, 10% não conhecem as metodologias ativas e 18% não utilizam em suas aulas. Com esse diagnóstico, elaborou-se uma cartilha, com conteúdo e técnicas de metodologias ativas que podem ser utilizadas como material complementar no ensino da microbiologia. A cartilha foi elaborada no software Canva e validada por 22 juízes com IVC global de 0.97. Portanto, espera-se que esta cartilha seja uma ferramenta útil para os professores do ensino fundamental II, tornando o Ensino da Microbiologia mais dinâmico para os alunos da Educação Básica.

Biografia do Autor

Weberjone Jorge Alves Teixeira, Universidade Ceuma

Mestre em Biologia Microbiana, Universidade Ceuma, São Luís, MA, Brasil

Biólogo, Mestre em Biologia Microbiana, Universidade Ceuma, São luís, MA, Brasil

Érima Jôyssielly Mendonça Castro Pereira, Universidade Ceuma

Mestre em Biologia Microbiana, Doutoranda na Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, Universidade Ceuma, São Luís, MA, Brasil

Engenheira Ambiental, Mestre em Biologia Microbiana, Universidade Ceuma, São Luís, MA, Brasil., Doutoranda na Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal

Gesiel Vasconcelos Borges Junior, Universidade Ceuma

Mestrando em Biologia Microbiana, Universidade Ceuma, São Luís, MA, Brasil.

Graduado em Ciências Naturais, UFMA, Campus Pinheiro, Mestrando em Biologia Microbiana, Universidade Ceuma, São Luís, MA, Brasil.

Joicy Cortez de Sá Souza, Universidade Ceuma

Docente do Mestrado em Biologia Microbiana, Uniceuma, São Luís, MA, Brasil,

Universidade Ceuma, Doutora, Bacharel em Medicina Veterinária, UEMA, Docente do Mestrado em Biologia Microbiana, São Luís, MA, Brasil.

Rita de Miranda, UNIVERSIDADE CEUMA

Docente do Mestrado em Biologia Microbiana e Mestrado em Meio Ambiente, Uniceuma, São Luís, MA, Brasil,

Universidade Ceuma, Doutora, Bióloga, Docente Mestrado em Biologia Microbiana, São Luís, MA, Brasil.

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Publicado

2023-10-23

Como Citar

Alves Teixeira, W. J., Mendonça Castro Pereira, Érima J., Vasconcelos Borges Junior, G., Cortez de Sá Souza, J., & de Miranda, R. (2023). PROPOSIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA MICROBIOLOGIA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA . Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(3), 3004–3016. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp3004-3016

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