PERFIL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE DOENÇA DE ALZHEIMER E MUSICOTERAPIA: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA

A BIBLIOMETRIC REVIEW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e1.a2024.pp3785-3796

Resumo

Contexto: A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo, fatal e irreversível, que se manifesta por meio da deterioração cognitiva, comprometendo a memória, as atividades diárias e causando sintomas neuropsiquiátricos e alterações comportamentais. A Musicoterapia tem mostrado benefícios para a maioria das pessoas, especialmente aquelas com deficiências no aprendizado, no desenvolvimento psíquico e físico, com dores crônicas e doenças como o Alzheimer. Objetivo: Este estudo buscou apresentar o perfil da produção científica sobre a relação entre a doença de Alzheimer e a Musicoterapia no período de 2010 a 2022. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliométrica utilizando as bases de dados Web of Science e Scopus, com os descritores Musicoterapia, Doença de Alzheimer e idoso. Os dados foram analisados com o auxílio do software RStudio. Resultados: Foram encontrados 176 documentos e identificados 228 autores. Os países com maior produção foram EUA, Austrália, França, Itália e China. As principais revistas foram "Journal of Alzheimer's disease", "Geriatrie et psychologie neuropshychiatrie du vieillissement", "Arts in psychotherapy", "Frontiers in medicine" e "Journal of clinical and experimental neuropsychology". O descritor mais frequente foi "aged". Considerações finais: O perfil da produção científica ainda é limitado em escala global, apesar da relevância do tema na área da saúde e social. É preocupante a ausência de literatura brasileira sobre o assunto nos resultados da pesquisa.

Biografia do Autor

Ariela Amorim Ignacio de Lima, Universidade Estadual do Paraná - Campus Curitiba II

Musicoterapeuta formada pela Faculdade de Artes do Paraná, FAP/PR, Brasil.

Lydio Roberto Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação pela UFPR, no Programa de Pós Graguação em Educação na Linha de Pesquisa em Cognição, Aprendizagem e Desnvolvimento Humano; Mestre em Engenharia da Produção (Mídia e Conhecimento) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001); eespecialista em Educação Especial (PUCPR/1988)) e em Fundamentos Estéticos da Arte Educação (FAP/1991); licenciado em Música (1987) e bacharel em Musicoterapia (1989) pela Faculdade de Educação Musical do Paraná (1987). Membro do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano da UFPR e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia da UNESPAR. Atualmente é Prof. assistente do Curso de Musicoterapia da UNESPAR / Faculdade de Artes do Paraná (FAP) .Também é Prof. convidado da UTFPR onde ministra os módulos de Música e Hibridismos e Práticas Artísticas no curso de pós-graduação Lato Sensu em Artes Híbridas. Músico, compositor e musicoterapeuta, tem experiência na área de Educação, em especial Arte-Música e suas principais produções e cursos estão voltados aos temas da Musicoterapia (Hospitalar), música, educação e folclore. Apresentou entre 2011 e 2015 o programa televisivo de música brasileira (Terra Canção) e mais um programa radiofônico - Palpite Sonoro - ambos na Rádio e TV ( É-Paraná) , emissora pública do governo do Estado do Paraná. Autor de livros e CDs também atua como produtor fonográfico e é coordenador do grupo de vivências musicais Coisas de Alice, membro da equipe Pedagógica da Cântaro Arte-Educação e Cultura e é integrante do Movimento Brasileiro da Canção Infantil.

Mariana Lacerda Arruda, Universidade Estadual do Paraná - Campus Curitiba II

Doutora em Educação (UFPR), Mestre em Educação (UFPR). Especialista em Neuropsicologia (2006). Especialista em Educação Especial (2009). Graduação em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (2005 - UNESPAR/FAP). Possui curso técnico em Música pela Escola de Educação Profissionalizante Rosa Mística. Diretora do Centro de Música e Musicoterapia da UNESPAR - Campus de Curitiba II. Professora do Bacharelado em Musicoterapia da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (NEPIM/CNPQ). Membro do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH/CNPQ). Editora da Revista InCantare (A4). Autora do instrumento Avaliação Cognitiva de Pessoas Idosas em Musicoterapia (ACPIM). Site: www.amusicoterapia.com

Valdomiro de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Doutor e Mestre em Educação Física pela Unicamp/SP. Área de concentração - Ciências Pedagógicas da Educação Física. Na Linha de Pedagogia do Esporte sob a Orientação do Prof. Dr. Roberto Rodrigues Paes. Professor Associado do Departamento de Educação Física - UFPR, onde ministra as Disciplinas: Pedagogia do Esporte e Basquetebol na Graduação. Estágio Pós Doutoral em Ciências Pedagógicas da Educação Física e do Desporto pelo Instituto de Cultura Física de Moscou/Rússia. Especialista em Ciências Pedagógicas do Treinamento Desportivo Unopar - Londrina. Professor dos Programas de Pós-graduação stricto-sensu em Educação na linha de Cognição Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Desenvolve os seguintes projetos no programa de Pó-graduação em Educação: Teoria bioecológica de Bronfrenbrenner e suas relações com a Educação Física e o esporte. - Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Física e no Esporte - Educação, cognição, qualidade de Vida no Envelhecimento Humano. Desenvolve os projetos no programa de Pó-graduação em Educação Física: Atividade Física, saúde e qualidade de vida no esporte. Ministra as disciplinas - Seminário de Doutorado em Cognição, aprendizagem e desenvolvimentismo humano - Tópicos especiais em cognição, aprendizagem e desenvolvimento na ótica de Gardner e Bronfrenbrenner e Movimento e envelhecimento Humano no Mestrado/Doutorado do PPGE na UFPR.. Integrante da AMPED e do CBCE, entidades cientificas reconhecidas no Brasil e no exterior. Líder do Centro de Pesquisa em Educação e Pedagogia do Esporte (CEPEPE) - UFPR. com relações de pesquisas com instituições internacionais como Rússia, EUA e Portugal. Vice líder do Grupo de pesquisa em envelhecimento humano - PPGE, UFPR. Integrante do Centro de Estudos em Atividade Física e Saúde - UFPR e do Grupo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte - UNICAMP. Orienta Iniciação Científica na UFPR com apoio do Cnpq. Premio Literatura Esportiva no Orgulho Paranaense de 2011. Possui Livros educativos para diversos esportes, capítulos de livros e artigos no Brasil e em vários Países. Ministra cursos no Esporte nas áreas de: Esporte Educacional -Treinamento Desportivo na infância e adolescência - Pedagogia do Esporte e Basquetebol. Defendeu a Tese de Doutorado e Dissertação de Mestrado em Ensino-Aprendizagem-Treinamento dos Esportes Coletivos com pesquisa específica no ensino-treinamento do Basquetebol. Vice-chefe do departamento de Educação Física DEF- UFPR, 2009-2012. Professor de escolas estaduais e particulares. Técnico de basquetebol em formação de atletas por muitos anos. Atleta do Paraná em competições de nível nacional e internacional no basquetebol. Coordenador dos projetos de pesquisa em Cognição aprendizagem em Educação Física e esporte e também em Qualidade de Vida de Aletas de não atletas. Orientador do programa de desenvolvimento educacional PDE de 2009 até 2015. Diretor científico da Editora Apriss Curitiba desde 2016 na coleção: Educação Física e esporte.

Gislaine Cristina Vagetti, Universidade Estadual do Paraná - Campus Curitiba II

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2012). Mestrado com pesquisa em processo ensino-aprendizagem na educação física para idosos, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2006). Professora Associada da Universidade Estadual do Paraná, Curitiba, Campus II, onde ministra as disciplinas: Crescimento e Desenvolvimento Humano; Consciência Corporal; Metodologia da Pesquisa e Escrita de Artigo Científico. Orienta Iniciação Científica na UNESPAR, com apoio do CNPq e Fundação Araucária. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação (UFPR), na linha Cognição Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, com o projeto Educação, Cognição e Qualidade de vida no Envelhecimento humano. Ministra a disciplina Tópicos especiais em cognição, aprendizagem e desenvolvimento: Movimento e envelhecimento Humano. Líder do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Vice-líder do Centro de Pesquisa em Educação e Pedagogia do Esporte (CEPEPE) da UFPR. Membro do grupo de pesquisa em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (UFPR) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (NEPIM) da UNESPAR. Possui relações de pesquisas com instituições internacionais como EUA e Portugal. Possui Livros, capítulos de livros e artigos no Brasil e em vários Países. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Membro do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná - CEDI/PR (Decreto 3887). Membro da Rede Paranaense de pesquisa na área da pessoa idosa - PORTARIA No 143/2020-SETI. Chefe do Departamento de Educação Física e Coordenadora do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) na UNESPAR, Campus de Paranavaí (2008-2009); Coordenadora de Estágio e Coordenadora da Secretaria Acadêmica da UNESPAR, Campus II, Curitiba (2010-2011).

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Lima, A. A. I. de, Flores-Gomes, G., Silva, L. R., Arruda, M. L., Oliveira, V. de, & Vagetti, G. C. (2024). PERFIL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE DOENÇA DE ALZHEIMER E MUSICOTERAPIA: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA: A BIBLIOMETRIC REVIEW. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(1), 3785–3796. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e1.a2024.pp3785-3796

Edição

Seção

Artigos