AVALIAÇÃO SAZONAL DA ÁGUA E SEDIMENTO SUPERFICIAL DA SUB-BACIA RIO DAS BICAS EM SÃO LUÍS NO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL

Autores

  • Wolia Costa Gomes Universidade Ceuma
  • Janaque Nunes Passinho
  • Alexsandro Sousa Martins
  • Darlan Ferreira da Silva
  • Flávia Melyssa da Silva Rabelo
  • Maria Raimunda Chagas Silva Raimunda Chagas Silva
  • Lorena Silva e Silva
  • Neuriane Silva Lima
  • Leonardo Henrique de Sá Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp2788-2798

Resumo

O objetivo principal deste trabalho foi avaliar a sazonalidade dos parâmetros físico-químicos da água e sedimentos superficiais do Rio das Bicas na cidade de São Luís no estado do Maranhão. As coletas da água foram realizadas de forma linear obedecendo equidistância dos 8 pontos, nos períodos de estiagem e chuvas da região no ano de 2020. Após as coletas as amostras foram armazenadas em recipientes próprios e conservadas em caixas de isopor e transportadas ao Laboratório de Ciência do Ambiente da Universidade CEUMA para devidas análise.  Para este trabalho seguiu-se metodologias baseadas no Standard Methods for Examination of Water and Wastewater (APHA). Água e sedimentos foram analisados separadamente, na água foram investigados: a temperatura, a turbidez, a condutividade, o pH, o nitrito, o nitrato, o fosforo total, os sólidos totais e dissolvido e o oxigênio dissolvido. Nas amostras de sedimento as de: pH, fósforo total, nitrito, nitrato, cálcio e magnésio, matéria orgânica, carbono orgânico, matéria inorgânica e granulometria. Os resultados obtidos nas amostras de água: salinidade, nitrato, fósforo total, DBO e oxigênio dissolvido da água não estão em conformidade, com o recomendado pela Resolução CONAMA 357/05 (para qual classe de água?) como é o caso do pH que durante os períodos (chuvoso e seco) apresentou um limite padrão nos oito pontos analisados. Os resultados das amostras do sedimento nos dois períodos: nitrato e fosfato total não estão em conformidade com o recomendado pela EMBRAPA. Conclui-se que se deve avaliar a qualidade ambiental atual desses ambientes visando gerar elementos que possam contribuir para tomadas de decisões políticas objetivando à mitigação das pressões antrópicas exercidas e a preservação ambiental e que   foi possível determinar a heterogeneidade espacial e temporal das variações.

Biografia do Autor

Wolia Costa Gomes, Universidade Ceuma

Possui graduação em Química Industrial (2004) e em Licenciatura em Química (2006), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2009) e Doutorado em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (2014).

Janaque Nunes Passinho

Possui graduação em Bacharel em Geografia pela UFMA - Universidade Federal do Maranhão (2006), graduação em Licenciado em Geografia pela UFMA - Universidade Federal do Maranhão (1999), especialização em Gestão e Educação Ambiental pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (2014), especialização em Metodologia do Ensino da Geografia Aplicada à Questão Ambiental pela Universidade Estadual do Maranhão (2002) e Mestrado em Meio Ambiente pela Universidade CEUMA (2021)

Alexsandro Sousa Martins

Graduando em Engenharia Ambiental pela Universidade CEUMA.

Darlan Ferreira da Silva

Doutor em Química Analítica pela Universidade de São Paulo - IQSC/USP (2016). Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2010). Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2008).

Flávia Melyssa da Silva Rabelo

Graduanda em Engenharia Ambiental pela Universidade CEUMA.

Maria Raimunda Chagas Silva Raimunda Chagas Silva

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (1999), Formação pedagógica, Licenciatura em Química pela Instituto de Ensino Superior Franciscano (2017), Especialização Educação Ambiental e Recursos Hídrico pela EESC-CRHEA/USP ( (2001), Especialização em Microbiologia Clínica pela Universidade Ceuma (2019), Especialização Biologia Molecular pela Universidade Ceuma (2020), mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Química Analítica pelo Instituto de Química de São Carlos (2006).Works Mission- Pós- Doutorado: Projeto Desenvolvido no Departamento de Solo Qualitativo, Wageningen University Holanda (2010).

Lorena Silva e Silva

Graduanda em Engenharia Ambiental pela Universidade CEUMA.

Neuriane Silva Lima

Engenheira Ambiental, Mestranda em Meio Ambiente pela Universidade CEUMA.

Leonardo Henrique de Sá Rodrigues

Engenheiro Ambiental, Mestre em Meio Ambiente pela Universidade CEUMA.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Como Citar

Costa Gomes, W., Nunes Passinho, J., Sousa Martins, A., Ferreira da Silva, D., Melyssa da Silva Rabelo, F., Raimunda Chagas Silva, M. R. C. S., Silva e Silva, L., Silva Lima, N., & Henrique de Sá Rodrigues, L. (2023). AVALIAÇÃO SAZONAL DA ÁGUA E SEDIMENTO SUPERFICIAL DA SUB-BACIA RIO DAS BICAS EM SÃO LUÍS NO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(3), 2788–2798. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e3.a2023.pp2788-2798

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)