IMPACTO DE UM SERVIÇO DE ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO NOS DESFECHOS CLÍNICOS E NA QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS IDOSAS RESIDENTES NA ZONA RURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4522-4533

Palavras-chave:

Serviços Farmacêuticos, Farmacoterapia, Atenção Básica à Saúde

Resumo

O acompanhamento farmacoterapêutico é essencial ao cuidado de pacientes idosos, os quais geralmente possuem mais de uma condição crônica de saúde e fazem uso polifarmácia. Assim, o estudo teve o objetivo avaliar o impacto de um serviço de acompanhamento farmacoterapêutico nos desfechos clínicos e na qualidade de vida de pessoas idosas residentes na zona rural da região do estudo. O estudo caracteriza-se como de intervenção antes-depois, longitudinal, prospectivo, realizado, no período de setembro de 2022 a junho de 2023. A amostra foi selecionada por conveniência, composta por indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos. Foi delineado o perfil sociodemográfico, antropométrico, clínico e farmacoterapêutico, além de identificar e prevenir os resultados negativos associados à medicação (RNM) e mensurar os desfechos clínicos e a qualidade de vida antes e após a realização das intervenções. Foram avaliados 32 idosos, com prevalência do sexo feminino, faixa etária acima dos 75 anos (31,3%). Quanto as medidas antropométricas e pressão arterial sistêmica 50% apresentaram acima dos valores de referência. Dos RNM detectados, a maioria foi relacionada à necessidade e a segurança. Após as intervenções farmacêuticas, 64,1% dos RNM foram resolvidos, houve redução significativa da PAS (p=0,01), PAD (p=0,02) e glicemia capilar (p=0,03). Quanto à qualidade de vida todos os domínios apresentaram melhoria, sendo que limitação por aspectos físicos apresentou variação estatisticamente significativa, (p=0,04). O estudo mostrou-se favorável a otimização das condições clínicas e da qualidade de vida dos participantes, sendo um serviço clínico eficaz de cuidado contínuo aos idosos.

Biografia do Autor

Letícia Vitoria Matias, Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF

Discente do curso de Farmácia na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Secretária Geral do Centro Acadêmico de Farmácia da UNIVASF. Colaboradora na Liga Acadêmica de Farmácia Clínica do Vale do São Francisco (LAFAC-UNIVASF). Membro do Grupo de Estudos em Geriatria e Gerontologia (GREGG-UNIVASF). Atualmente, realiza pesquisa como bolsista PIBIC/CNPq no trabalho intitulado "Avaliação dos programas de acompanhamento farmacoterapêutico em pessoas idosas residentes na zona rural: uma revisão sistemática".

Eduarda Stefany Fonseca de Aquino, Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF

Farmacêutica pela Universidade Federal do vale do São Francisco (UNIVASF), atualmente mestranda do programa de Biociências da UNIVASF

 

Arthur Antunes de Souza Pinho, Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF

Farmacêutico formado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Foi bolsista do programa Ciência sem Fronteiras (CAPES), Edital 156 - EUA com Período Sanduíche na Concordia University Wisconsin, Mequon. Foi membro do Grupo de Pesquisa do Núcleo de Estudos em Farmácia Social (NEFarmS) do CNPq. No NEFarmS, atuou em projetos relacionados à saúde de pessoas trans. É Mestre em Ciências pelo programa de pós-graduação em Ciências da Saúde e Biológicas da UNIVASF (Mestrado). Atualmente cursa doutorado no programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da UFBA. Tem experiência nas áreas de análises clínicas, saúde coletiva, farmácia clínica, assistência e atenção farmacêutica.

Vanessa Alves da Conceição, Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF

Farmacêutica (2015) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre (2018) e Doutora (2022) pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS - UFS). Fui Pesquisadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social (LEPFS/UFS), coordenado pelo Prof. Dr. Divaldo Pereira de Lyra Júnior. Onde desenvolvi atividades nas áreas de Assistência Farmacêutica, Implementação do Cuidado farmacêutico e Revisão da farmacoterapia. Com ênfase no Cuidado Farmacêutico por meio da Revisão da farmacoterapia de pacientes idosos com doenças crônicas e farmacoterapia complexa. Integrei por dois anos, durante o Mestrado o corpo clínico do Serviço Farmacêutico do Hospital Universitário de Sergipe. Atuei como Professora Colaboradora Voluntária na disciplina de Atenção Farmacêutica na Universidade Federal de Sergipe (2017-2020). Prestei serviços como Consultora técnica Regional para o projeto "Atenção Básica" (PROADI SUS em parceria com o HAOC, CONASEMS e MinSaúde), na etapa de apoio a implantação do cuidado farmacêutico na atenção básica dos municípios. E atualmente sou Pós-doutoranda em Biociências na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Edmar José do Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2002), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2004) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2017). Atualmente é professor Adjunto II e coordenador do curso de graduação em engenharia elétrica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Tem experiência na área de Telecomunicações, com ênfase em Criptografia Quântica, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança de sistemas, comunicações digitais, criptografia quântica, códigos corretores de erros, distribuição quântica de chaves e discriminação de estados quânticos

Xirley Pereira Nunes, Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF

Possui Graduação em Farmácia - Habilitação I pela Universidade Federal da Paraíba (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (Área: FARMACOQUÌMICA) pelo Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da UFPB. Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF em Petrolina - PE, lotada no colegiado de Ciências Farmacêuticas. Na graduação ministra as disciplinas de Farmacognosia, Fitoterapia, Tópicos Especiais em Produtos Naturais, Núcleo Temático. Na pós-graduação as disciplinas de: Metabólitos Secundários do Semiárido; Políticas Públicas e Práticas de Saúde; Plantas no Tratamento da Saúde e do Ambiente. Atuou como professora formadora em alguns cursos EAD/UNIVASF. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais do Semiárido (Biociências) (nível mestrado) no período de 2015-2017. Foi professora efetiva e colaborador no programa RENORBIO (Rede Nordeste de Biotecnologia), nível doutorado no período entre 2014-2022. Atualmente é professora colaboradora no programa de Agroecologia e Desenvolvimento Territorial - UNIVASF, nível doutorado e efetiva no Programa de Biociências (nível mestrado) também na UNIVASF.

Daniel Tenório da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF

Doutor em Ciências da Saúde, Mestre em Ciências Farmacêuticas e Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Diretor de Pesquisa e Inovação da Univasf (DP/PRPPGI/Univasf). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Biociências (Univasf). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas (Univasf). Coordenador do Grupo de Estudos e Geriatria e Gerontologia (GREGG-UNIVASF). Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Coordenador da Liga Acadêmica de Farmácia Clínica do Vale do São Francisco. Professor e Orientador da Residência Multiprofissional em Intensivismo (HU-Univasf). Orientador da Residência Multiprofissional em Saúde Mental (Univasf). Orientador da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (Univasf). Conselheiro Fiscal e Presidente a Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias. Pesquisador CNPq do Grupo de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social/UFS; do Núcleo de Estudos em Farmácia Social/Univasf; e do Grupo de Pesquisa e Plasticidade Neuromotora/Univasf. Possui experiência na tutoria e elaboração de conteúdos destinados ao ensino à distância. Atua na área de Assistência Farmacêutica, Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica, Saúde Pública, Estudos de Utilização de Medicamentos, Saúde Baseada em Evidências, Geriatria e Gerontologia, Comunicação farmacêutica, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Downloads

Publicado

2025-01-02

Como Citar

de Albuquerque Nascimento, C. W., Matias, L. V., Aquino, E. S. F. de, Pinho, A. A. de S., Conceição, V. A. da, Nascimento, E. J. do, Nunes, X. P., & Silva, D. T. da. (2025). IMPACTO DE UM SERVIÇO DE ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO NOS DESFECHOS CLÍNICOS E NA QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS IDOSAS RESIDENTES NA ZONA RURAL. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(3), 4522–4533. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4522-4533

Edição

Seção

Artigos