O IMPACTO DOS PROJETOS E PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA OS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DAS LICENCIATURAS DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA, CAMPUS GUAJARÁ-MIRIM, RO
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4412-4421Palavras-chave:
Formação docente, Valorização profissional, Ciências BiológicasResumo
Os projetos e programas de iniciação à docência trazem resultados positivos, pois possibilitam aos estudantes uma formação enriquecedora e de qualidade. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa é compreender seu impacto e importância, assim como sua contribuição para a carreira profissional dos futuros docentes, de forma que possa fortalecer e aplicar em sala de aula os ensinamentos e práticas vivenciadas durante a graduação. Desta forma, foi realizado um levantamento nos cursos de graduação do IFRO - Campus Guajará-Mirim, Rondônia, para fomentar informações dos egressos e estudantes de licenciatura, por meio da aplicação de questionário. Os resultados mostraram que os programas/projetos PIBID, PRP e PROBEN desempenham um papel importante para a formação dos licenciandos e para a construção da identidade docente. Vale destacar a necessidade da ampliação desta pesquisa quanto ao número amostral e em outras instituições de ensino, visando conhecer o impacto destes programas e projetos na formação inicial.