O IMPACTO DOS PROJETOS E PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA OS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DAS LICENCIATURAS DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA, CAMPUS GUAJARÁ-MIRIM, RO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4412-4421

Palavras-chave:

Formação docente, Valorização profissional, Ciências Biológicas

Resumo

Os projetos e programas de iniciação à docência trazem resultados positivos, pois possibilitam aos estudantes uma formação enriquecedora e de qualidade. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa é compreender seu impacto e importância, assim como sua contribuição para a carreira profissional dos futuros docentes, de forma que possa fortalecer e aplicar em sala de aula os ensinamentos e práticas vivenciadas durante a graduação. Desta forma, foi realizado um levantamento nos cursos de graduação do IFRO - Campus Guajará-Mirim, Rondônia, para fomentar informações dos egressos e estudantes de licenciatura, por meio da aplicação de questionário. Os resultados mostraram que os programas/projetos PIBID, PRP e PROBEN desempenham um papel importante para a formação dos licenciandos e para a construção da identidade docente. Vale destacar a necessidade da ampliação desta pesquisa quanto ao número amostral e em outras instituições de ensino, visando conhecer o impacto destes programas e projetos na formação inicial.

Biografia do Autor

Gilmar Natan , Instituto Federal de Rondônia

Técnico em Biotecnologia e Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO - Campus Guajará-Mirim). Pesquisador colaborador no IFRO, campus Guajará-Mirim. 

Susana Parada Muniz, Instituto Federal de Rondônia

Técnica em Administração e Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas  pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia ( IFRO, Campus Guajará-Mirim). Pós-graduação em Metodologia do Ensino da Física e Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Facuminas Faculdade de Minas.

Poliana Ribeiro Barroso, Instituto Federal de Rondônia

Doutora em Ciências Fisiológicas pela UFMG/UFVJM (2021), na área de Farmacologia de produtos naturais, Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela UFVJM (2015) na área de produtos naturais, Graduação em Bacharelado em Farmácia pela UFVJM (2012) e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Cruzeiro do Sul (2020). Possuo curso complementar em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes - Biologia pela Universidade de Franca em 2016. Atualmente sou docente de Biologia no Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim.

Downloads

Publicado

2024-11-10

Como Citar

Assunção de Souza, G. N., Parada Muniz, S., & BARROSO, P. R. (2024). O IMPACTO DOS PROJETOS E PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA OS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DAS LICENCIATURAS DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA, CAMPUS GUAJARÁ-MIRIM, RO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(3), 4412–4421. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4412-4421

Edição

Seção

Artigos