RELAÇÕES ENTRE PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NA INFÂNCIA/ADOLESCÊNCIA COM A COMPETÊNCIA FÍSICA PERCEBIDA E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA NA VIDA ADULTA: UMA ANÁLISE DE REDES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2052

Palavras-chave:

Práticas motoras na infância, Competência esportiva, Complexidade

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar as relações entre a prática de atividade física na infância e adolescência com a autopercepção de competência física e a prática de atividade física na vida adulta, utilizando uma abordagem de redes artificiais. Participaram 109 adultos universitários de ambos os sexos com idades entre 18 e 25 anos. A prática de atividade física foi avaliada por meio do Questionário Baecke e para a autopercepção de competência física utilizou-se a Escala de Autopercepção Física de Fox e Corbin. A participação em práticas de atividades físicas na infância e adolescência por meio de questões objetivas. Os resultados demonstraram que a prática de atividade física na adolescência teve uma relação mais forte e direta com a prática de atividade física na vida adulta, comparada à prática na infância. Além disso, a competência esportiva autopercebida mostrou ser um fator relevante na manutenção da atividade física ao longo da vida adulta. A análise de redes revelou que a prática de atividade física na adolescência foi a variável com maior centralidade de força, indicando que exerceu o maior peso nas associações com outras variáveis da rede. Por outro lado, o sexo apresentou relações negativas com diversas variáveis da rede, sugerindo diferenças de gênero na prática de atividade física e na autopercepção de competência. O estudo aponta para a importância de intervenções focadas na promoção de habilidades motoras desde a infância para fomentar um estilo de vida ativo ao longo do tempo.

Biografia do Autor

Maria Laryssa Barros Carneiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Limoeiro do Norte

Professora de Educação Física graduada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Professora de baby class. Com interesse nas áreas de Educação Física Escolar e Psicomotricidade, Desenvolvimento Motor e Saúde. 

Giordano Márcio Gatinho Bonuzzi, Universidade Estadual do Piauí, Picos-PI

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Fundação Hermínio Ometto- Uniararas (2008-2011). Realizou iniciação científica (2010-2011), mestrado (2012-2014) e doutorado (2016 - 2020) na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo, estando vinculado ao Laboratório de Comportamento Motor (LACOM) da EEFE-USP desde 2010. É professor adjunto do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), onde também é coordenador do Núcleo de Estudos em Comportamento Motor (NEPECOM), da UESPI - Picos. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (mestrado acadêmico) da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, e também do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento (mestrado acadêmico) da Universidade Federal do Piauí.

Rômmulo Celly Lima Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza-CE

Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2019), mestrado acadêmico em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2009), Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (2006), atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus Fortaleza. Atua nos temas: Fisiologia humana e do exercício (Especificidade: Fisiologia do Exercício e trato gastrintestinal); Cineatropometria; e, Atividades aquáticas (hidroginástica e Natação). Atualmente está na condição de "Editor - Chefe" da REFISE (Revista de Educação Física, Saúde e Esporte.

Hudday Mendes da Silva, Universidade Regional do Cariri, Crato-CE

Licenciado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Juazeiro do Norte. Mestre em Educação Física e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, RN. Possui experiência na área de Educação Física, com ênfase em avaliação e prescrição de exercício físico para grupos especiais, análise quantitativa e qualitativa em Educação e Educação Física. Professor Assistente do Curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri - URCA. Líder do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física, Esporte e Saúde - NUPAFES. Coordenador do Laboratório de Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo - LABFET.

Paulo Felipe Ribeiro Bandeira, Universidade Regional do Cariri, Crato-CE

Graduado em Educação Física pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia - Campus Juazeiro do Norte. Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Professor Assistente da Universidade Regional do Cariri- Urca. Bolsista de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica BPI - FUNCAP. Membro da equipe acadêmica permanente da Network Science Society. Professor do Programa de pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco - PPGEF/UNIVASF. Líder do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Motora - GEAPAM-URCA. Vice-líder do Grupo de Estudos em Atividade Física e Desfechos em Saúde - GEADES-UFPB. Membro do South American Physical Activity and Sedentary Behavior Network (SAPASEN). O enfoque de sua pesquisa é: Validação de Instrumentos; Desenvolvimento Motor, cognitivo e atividade física em crianças; Avaliação e Intervenção Motora; Habilidades Motoras Fundamentais e Correlatos aplicados à Ciência de Redes e da Complexidade.

Cicero Luciano Alves Costa, Universidade Regional do Cariri, Crato-CE

Doutor em Ciências do Esporte na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, na linha de pesquisa de Aquisição, Controle e Adaptação de Habilidades Motoras ao Longo da Vida. Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus de Juazeiro do Norte. Especialista em Educação Física Escolar e membro do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Motor e Saúde da Criança e do Adolescente e do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora - GEDAM. Possui experiência em Educação Física Escolar, e realiza estudos na área do Comportamento Motor.

Downloads

Publicado

2025-12-13

Como Citar

Carneiro, M. L. B., Bonuzzi, G. M. G., Siqueira, R. C. L., Silva, H. M. da, Bandeira, P. F. R., & Costa, C. L. A. (2025). RELAÇÕES ENTRE PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NA INFÂNCIA/ADOLESCÊNCIA COM A COMPETÊNCIA FÍSICA PERCEBIDA E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA NA VIDA ADULTA: UMA ANÁLISE DE REDES. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(3), 6050–6061. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2052

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)