RELATIONSHIPS BETWEEN PHYSICAL ACTIVITY PRACTICE IN CHILDHOOD/ADOLESCENCE WITH SELF-PERCEIVED PHYSICAL COMPETENCE AND PHYSICAL ACTIVITY LEVEL IN ADULTHOOD: A NETWORK ANALYSIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2052

Keywords:

Motor practices in childhood, Sports Competence, Complexity

Abstract

The aim of the study was to investigate the relationships between physical activity during childhood and adolescence with self-perceived physical competence and physical activity in adulthood, using an artificial neural network approach. The study included 109 university adults of both sexes aged 18 to 25 years. Physical activity was assessed using the Baecke Questionnaire, and self-perceived physical competence was measured using the Fox and Corbin Physical Self-Perception Scale. Participation in physical activity during childhood and adolescence was assessed through objective questions. The results demonstrated that physical activity during adolescence had a stronger and more direct relationship with physical activity in adulthood compared to childhood physical activity. Additionally, self-perceived sports competence was shown to be a relevant factor in maintaining physical activity throughout adulthood. Network analysis revealed that physical activity during adolescence had the highest strength centrality, indicating it exerted the greatest influence on associations with other variables in the network. On the other hand, gender showed negative relationships with several variables in the network, suggesting gender differences in physical activity and self-perceived competence. The study highlights the importance of interventions focused on promoting motor skills from childhood to promote an active lifestyle over time.

Author Biographies

Maria Laryssa Barros Carneiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Limoeiro do Norte

Professora de Educação Física graduada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Professora de baby class. Com interesse nas áreas de Educação Física Escolar e Psicomotricidade, Desenvolvimento Motor e Saúde. 

Giordano Márcio Gatinho Bonuzzi, Universidade Estadual do Piauí, Picos-PI

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Fundação Hermínio Ometto- Uniararas (2008-2011). Realizou iniciação científica (2010-2011), mestrado (2012-2014) e doutorado (2016 - 2020) na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo, estando vinculado ao Laboratório de Comportamento Motor (LACOM) da EEFE-USP desde 2010. É professor adjunto do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), onde também é coordenador do Núcleo de Estudos em Comportamento Motor (NEPECOM), da UESPI - Picos. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (mestrado acadêmico) da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, e também do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento (mestrado acadêmico) da Universidade Federal do Piauí.

Rômmulo Celly Lima Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza-CE

Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2019), mestrado acadêmico em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2009), Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (2006), atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus Fortaleza. Atua nos temas: Fisiologia humana e do exercício (Especificidade: Fisiologia do Exercício e trato gastrintestinal); Cineatropometria; e, Atividades aquáticas (hidroginástica e Natação). Atualmente está na condição de "Editor - Chefe" da REFISE (Revista de Educação Física, Saúde e Esporte.

Hudday Mendes da Silva, Universidade Regional do Cariri, Crato-CE

Licenciado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Juazeiro do Norte. Mestre em Educação Física e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, RN. Possui experiência na área de Educação Física, com ênfase em avaliação e prescrição de exercício físico para grupos especiais, análise quantitativa e qualitativa em Educação e Educação Física. Professor Assistente do Curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri - URCA. Líder do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física, Esporte e Saúde - NUPAFES. Coordenador do Laboratório de Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo - LABFET.

Paulo Felipe Ribeiro Bandeira, Universidade Regional do Cariri, Crato-CE

Graduado em Educação Física pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia - Campus Juazeiro do Norte. Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Professor Assistente da Universidade Regional do Cariri- Urca. Bolsista de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica BPI - FUNCAP. Membro da equipe acadêmica permanente da Network Science Society. Professor do Programa de pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco - PPGEF/UNIVASF. Líder do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Motora - GEAPAM-URCA. Vice-líder do Grupo de Estudos em Atividade Física e Desfechos em Saúde - GEADES-UFPB. Membro do South American Physical Activity and Sedentary Behavior Network (SAPASEN). O enfoque de sua pesquisa é: Validação de Instrumentos; Desenvolvimento Motor, cognitivo e atividade física em crianças; Avaliação e Intervenção Motora; Habilidades Motoras Fundamentais e Correlatos aplicados à Ciência de Redes e da Complexidade.

Cicero Luciano Alves Costa, Universidade Regional do Cariri, Crato-CE

Doutor em Ciências do Esporte na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, na linha de pesquisa de Aquisição, Controle e Adaptação de Habilidades Motoras ao Longo da Vida. Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus de Juazeiro do Norte. Especialista em Educação Física Escolar e membro do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Motor e Saúde da Criança e do Adolescente e do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora - GEDAM. Possui experiência em Educação Física Escolar, e realiza estudos na área do Comportamento Motor.

Published

2025-12-13

How to Cite

Carneiro, M. L. B., Bonuzzi, G. M. G., Siqueira, R. C. L., Silva, H. M. da, Bandeira, P. F. R., & Costa, C. L. A. (2025). RELATIONSHIPS BETWEEN PHYSICAL ACTIVITY PRACTICE IN CHILDHOOD/ADOLESCENCE WITH SELF-PERCEIVED PHYSICAL COMPETENCE AND PHYSICAL ACTIVITY LEVEL IN ADULTHOOD: A NETWORK ANALYSIS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(3), 6050–6061. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2052

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)