INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: APLICAÇÃO DA EBIA EM MULHERES ADULTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e4.a2024.pp4760-4776

Palavras-chave:

Segurança Alimentar, Serviços de saúde, Consumo Alimentar

Resumo

Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é um direito constitucional que garante o acesso pleno, regular e permanente aos alimentos. Porém, há uma crescente fome no Brasil, perpetuada pelo aumento da pobreza e desigualdades sociais, que afetam principalmente as mulheres. O objetivo foi identificar a prevalência de Insegurança Alimentar e Nutricional (IAN) e seus fatores sociais, entre mulheres adultas de 18 a 59 anos, cadastradas em uma unidade de Atenção Básica da cidade de Itaú de Minas – MG. Por meio de um questionário estruturado, foram avaliados os dados socioeconômicos, frequência alimentar e a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) das voluntárias. Foram entrevistas 100 mulheres, destas, 30% estavam em SAN e 70% apresentavam algum grau de insegurança alimentar, sendo 45% nível leve, 19% moderado e 6% grave. Os dados da EBIA se associaram com a presença de menores de 18 anos, condição socioeconômica e com a piora da situação domiciliar após a pandemia (p<0,05). Dados do consumo evidenciaram um bom consumo de feijão, verduras e legumes, inadequado de frutas, alta ingestão de embutidos, carnes vermelhas, doces e bebidas adoçadas. Conclui-se que, por ser multifatorial, a IAN precisa ser analisada a partir de suas várias dimensões e determinantes sociais para sua melhor compreensão.

Biografia do Autor

Pabliane de Melo Passos , Universidade Estadual Paulista (Unesp): São Paulo, BR

Pabliane de Melo Passos é Nutricionista pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG – Unidade Passos). Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Nutrição, Alimentos e Engenharia dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP – Araraquara, SP).

Damiana Diniz Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso: Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, BR

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa, UFV. Mestre e Doutora e Pós Doutora em Ciência da Nutrição, na Universidade Federal de Viçosa - UFV. Possui Pós-Doutorado em Agricultural and Biological Engineering pela University of Illinois at Urbana Champaign, Estados Unidos. Tem experiência com estudos relacionados a Bioquímica da Nutrição, Nutrição Experimental, com ênfase em estudos que relacionam alimentos e doenças crônicas, em especial câncer e síndrome metabólica. Têm experiência com alimentos funcionais, probióticos, resistência à insulina, processos inflamatórios, avaliação histológica, nutrição e câncer, lipídeos e processos oxidativos. Ademais, têm experiência em serviços de consultoria em Nutrição para a Coletividade. Atualmente é Professora Efetiva do curso de Nutrição na Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá.

Gislaine Ferreira Nogueira, Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG/ Unidade Acadêmica de Passos

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário Amparense (UNIFIA- UNISEP, 2010) e Mestre em Alimentos e Nutrição na Área de Concentração de Consumo e Qualidade de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2013). Doutora em Engenharia Agrícola, na área de concentração de Tecnologia Pós-Colheita com a linha de pesquisa em conservação e comercialização de produtos agrícolas, pela Faculdade de Engenharia Agrícola, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2018). Atualmente é Professora efetiva de Educação de Ensino Superior na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Passos-MG). Coordenadora e Membro do colegiado e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Nutrição (Bacharelado) UEMG/Passos. Membro do Conselho Departamental da UEMG/Passos. Tem experiência na área de Nutrição, Engenharia de Alimentos e Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: microencapsulação (gelificação iônica, interação eletrostática, spray drying e freeze drying), filmes comestíveis/biodegradáveis, compostos bioativos e desenvolvimento de novos produtos alimentares e alimentos funcionais.

Downloads

Publicado

2025-03-09

Como Citar

de Melo Passos , P., Diniz Rosa, D., & Ferreira Nogueira, G. (2025). INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: APLICAÇÃO DA EBIA EM MULHERES ADULTAS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(4), 4760–4776. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e4.a2024.pp4760-4776

Edição

Seção

Artigos