DOR MUSCULOESQUELÉTICA E COMPOSIÇÃO CORPORAL: UM ESTUDO COM ATLETAS UNIVERSITÁRIOS DE ATLETISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2475

Palavras-chave:

Lesões; Alto rendimento; Avaliação física.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo relacionar a composição corporal de indivíduos atletas de atletismo e a percepção de dor musculoesquelética em repouso, assim como durante a prática do exercício físico. Trata-se de uma investigação transversal de tipologia quantitativa que avaliou 20 sujeitos praticantes da modalidade atletismo em nível universitário; para a coleta de dados se utilizou avaliações antropométricas e de bioimpedância, além do questionário Q-ADOM. Os dados sugerem que o aumento da gordura corporal (em quilogramas) (p = 0,035) está associado com a maior prevalência de dores musculoesqueléticas em repouso, ao mesmo tempo que o aumento da massa livre de gordura e da massa muscular esquelética são fatores protetores para as dores musculoesqueléticas durante o exercício. Nesse sentido se pode concluir que a composição corporal, em especial a gordura corporal, massa muscular esquelética e ângulo de fase, estão diretamente relacionadas à dor musculoesquelética em atletas de atletismo, considerando a população investigada.

Biografia do Autor

Lenara Lima Fiuza, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Acadêmica do curso de Medicina da UNEMAT, membro do Centro de Inovação em Educação e Saúde (CIES) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Alana Berti Gosch, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Acadêmica do curso de medicina da UNEMAT, membro do Centro de Inovação em Educação e Saúde (CIES)da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Cáceres-MT, Brasil.

Fabricio Azevedo Voltarelli, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Docente do Programa de Pós graduação em Ciências da Saúde (PPG-CS/Faculdade de Medicina). Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá-MT, Brasil.

Roberto Carlos Vieira Junior, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Docente da Univeridade do Estado de Mato Grosso na Faculdade de Ciências da Saúde, coordenador do Centro de Inovação em Educação e Saúde (CIES). Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Cáceres-MT, Brasil.

João Carlos Martins Bressan, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso na Faculdade de Ciências da Saúde, Vice-coordenador do Centro de Inovação em Educação e Saúde (CIES/UNEMAT) e coordenador do Laboratório de Estudos em Educação Física e Desenvolvimento Humano (LEFID).

Downloads

Publicado

2025-12-06

Como Citar

Fiuza, L. L., Gosch, A. B., Voltarelli, F. A., Vieira Junior, R. C., & Bressan, J. C. M. (2025). DOR MUSCULOESQUELÉTICA E COMPOSIÇÃO CORPORAL: UM ESTUDO COM ATLETAS UNIVERSITÁRIOS DE ATLETISMO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(3), 5867–5875. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2475

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)