A ARTE COMO PRODUTORA DO SENTIMENTO DE PERTENÇA NAS COMUNIDADES MARGINALIZADAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2772

Palavras-chave:

Cultura, Identidade, Resistência

Resumo

A história do Brasil é marcada por processos de exclusão social que atualmente ainda afetam grupos minorizados e os colocam em condição de marginalização e subalternidade. Nesse cenário, a arte se configura como um instrumento de resistência simbólica e política, capaz de ressignificar identidades e fortalecer o sentimento de pertença em comunidades historicamente oprimidas. Este estudo, de caráter qualitativo e fundamentado em revisão narrativa de literatura, analisou produções acadêmicas que compreendem como diferentes expressões artísticas, com ênfase especial na música e no grafite, contribuem para a afirmação cultural. Os resultados evidenciam que essas manifestações atuam como práticas contra-hegemônicas que dão visibilidade às vozes periféricas, rompem silenciamentos e promovem reconhecimento cultural. Além de expressarem vivências locais, essas formas artísticas questionam hierarquias sociais, reafirmam a importância das tradições populares e contribuem para o fortalecimento da autoestima e da mobilização comunitária. Destaca-se também a relevância de políticas públicas culturais, que garantem maior acesso e valorização das expressões artísticas populares. Conclui-se que a arte, ao integrar memória, identidade e ação social, desempenha papel fundamental na construção da cidadania e na luta por equidade, construindo um agente significativo de inclusão e justiça social.

Biografia do Autor

Francisco Felipe Carneiro Neves, Centro Universitário Vale do Salgado - UniVS

Graduando do curso de Psicologia do Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS). Vice-presidente da Liga Acadêmica de Psicologia Comunitária (LAPSICO). Membro do Grupo de Estudo: Subjetividade, Esporte e Movimento Humano (SUEM) e Monitor bolsista da disciplina de Psicologia Comunitária do Programa de Iniciação à Docência do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Email: felipe.nevec@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0002-2167-9406.

Leticia Augusto Oliveira da Silva Paulino, Centro Universitário Vale do Salgado - UniVS

Mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Professora Orientadora da Liga Acadêmica de Psicologia Comunitária (LAPSICO) do Centro Universitário Vale do Salgado. E-mail: leticiaaugusto@univs.edu.br ORCID: https://orcid.org/0009-0009-4262-8676.

Alliny Dayse Firmino Bezerra, Centro Universitário Vale do Salgado - UniVS

Graduanda do curso de Psicologia do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Presidente da Liga Acadêmica de Psicologia Comunitária (LAPSICO). Membro do Grupo de Pesquisa em Subjetividade, Esporte e Movimento (SUEM) e Monitora Bolsista do Programa de Iniciação à Docência do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). E-mail: daysealliny.ad@gmail.com.  ORCID: https://orcid.org/0009-0006-6643-2959.

Davi Sampaio Cardoso, Centro Universitário Vale do Salgado - UniVS

Especialista em Políticas Públicas e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá. Professor do curso de Psicologia do Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS). Professor Colaborador da Liga Acadêmica de Psicanálise (LAP) e da Liga Acadêmica de Psicologia Comunitária (LAPSICO) do Centro Universitário Vale do Salgado. E-mail: davisampaio@univs.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0009-0000-2510-1105.

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Publicado

2025-12-06

Como Citar

Neves, F. F. C., Paulino, L. A. O. da S., Bezerra, A. D. F., & Cardoso, D. S. (2025). A ARTE COMO PRODUTORA DO SENTIMENTO DE PERTENÇA NAS COMUNIDADES MARGINALIZADAS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(3), 5989–5998. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2772

Edição

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