IMPACTO DAS ESTRATÉGIAS DE GAMIFICAÇÃO E SIMULAÇÃO NO ENSINO DA PATOLOGIA: UMA REVISÃO DE ESCOPO
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2940Palavras-chave:
gamificação, simulação, patologia, histologia, base de jogoResumo
Em um cenário educacional em constante transformação, impulsionado pela digitalização e novas metodologias de ensino, como a gamificação e a simulação, surge a questão: como essas abordagens estão sendo adequadamente aplicadas no ensino de disciplinas fundamentais da saúde, como a patologia, para atender às necessidades de estudantes nativos digitais e promover uma educação mais envolvente e eficaz? Esta revisão de escopo tem como objetivo mapear na literatura o impacto das estratégias de gamificação e simulação no ensino da patologia para estudantes da área da saúde. A pesquisa foi conduzida em cinco etapas, incluindo formulação da questão norteadora de pesquisa, identificação e seleção dos estudos relevantes, mapeamento dos dados, coleta e descrição dos achados, e divulgação dos resultados. A análise revelou uma lacuna na produção de pesquisas sobre o tema, com predominância de estudos focados na formação médica. Destaca-se a necessidade de considerar outras graduações da área da saúde, evidenciando a desigualdade na oferta e distribuição de ferramentas de gamificação no ensino da patologia. Os resultados apontam para uma prevalência do uso do Kahoot! como ferramenta de gamificação, seguido por estratégias inovadoras como simulação e realidade virtual. Além disso, foram identificados projetos de extensão que visam estabelecer uma conexão entre a academia e a sociedade, reforçando conceitos acadêmicos de forma acessível. Em conclusão, este estudo destaca a necessidade de desenvolvimento contínuo de novas estratégias no ensino da patologia, visando promover uma educação mais eficaz e engajadora para os estudantes da área da saúde.