EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIFICULDADES E PROGRESSOS

Autores

  • Cimara Bandeira de Sousa Caldas Faculdade Leão Sampaio
  • Fátima Rayra Silva Souza Faculdade Leão Sampaio
  • Lorena Nunes Brasil Faculdade Leão Sampaio
  • Indira Feitosa Siebra de Holanda Faculdade Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.16891/37

Resumo

RESUMO

O assunto que envolve a educação inclusiva é algo que perpassa vários momentos históricos e diferentes formas de abordagem na prática educacional, algo que foi se aprimorando a partir de uma reflexão viabilizada pelas contradições existentes nesta proposta, entendendo que incluir não é uma tarefa simples, como apenas o colocar para dentro da escola, mas, identificar as capacidades da pessoa com deficiência e suas respectivas limitações, para que assim haja o respeito e o desenvolvimento de uma educação verdadeiramente inclusiva a partir da prática dos profissionais em educação, possibilitando equidade nas oportunidades vislumbradas pelos alunos. Contudo, ainda é bastante presente o estranhamento frente á deficiência, algo construído socialmente devido à necessidade de responder a demanda imediata do pensamento, que é despertada neste convívio com o outro, culminando em relações estigmatizadas e marcadas pela tolerância. Portanto, frente a esta problemática, observa-se a necessidade da desconstrução destes pensamentos reducionistas e o desenvolvimento de uma criticidade a respeito de tal abordagem pedagógica.

Palavras-Chave: Educação inclusiva; Deficiência; Respeito; Tolerância.

Downloads

Publicado

2014-06-27

Como Citar

Caldas, C. B. de S., Souza, F. R. S., Brasil, L. N., & de Holanda, I. F. S. (2014). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIFICULDADES E PROGRESSOS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 2(4). https://doi.org/10.16891/37

Edição

Seção

Humanas