EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIFICULDADES E PROGRESSOS
DOI:
https://doi.org/10.16891/37Abstract
RESUMO
O assunto que envolve a educação inclusiva é algo que perpassa vários momentos históricos e diferentes formas de abordagem na prática educacional, algo que foi se aprimorando a partir de uma reflexão viabilizada pelas contradições existentes nesta proposta, entendendo que incluir não é uma tarefa simples, como apenas o colocar para dentro da escola, mas, identificar as capacidades da pessoa com deficiência e suas respectivas limitações, para que assim haja o respeito e o desenvolvimento de uma educação verdadeiramente inclusiva a partir da prática dos profissionais em educação, possibilitando equidade nas oportunidades vislumbradas pelos alunos. Contudo, ainda é bastante presente o estranhamento frente á deficiência, algo construído socialmente devido à necessidade de responder a demanda imediata do pensamento, que é despertada neste convívio com o outro, culminando em relações estigmatizadas e marcadas pela tolerância. Portanto, frente a esta problemática, observa-se a necessidade da desconstrução destes pensamentos reducionistas e o desenvolvimento de uma criticidade a respeito de tal abordagem pedagógica.
Palavras-Chave: Educação inclusiva; Deficiência; Respeito; Tolerância.