USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL POR CIRURGIÕES DENTISTAS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: ESTUDO PILOTO

Autores

  • Augusto Henrique Alves de Oliveira Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • José Adson Milfont Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • Gilberto Leite Pereira Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • João Paulo Martins de Lima Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • Francisco Jadson Lima Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.16891/394

Resumo

Introdução: O uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) é uma das medidas básicas recomendadas para minimizar, prevenir ou reduzir riscos inerentes à prática odontológica. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar a adesão ao uso e a disponibilidade de EPIs para o cirurgião dentista nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de Juazeiro do Norte – CE. Métodos: Estudo observacional transversal, abordando 32 cirurgiões dentistas. Os dados foram coletados por meio de questionário. Resultados: A maioria dos sujeitos afirmaram utilizar todos os EPIs recomendados para procedimentos clínicos, 3(9,4%) não fazem uso de óculos de proteção e 4(12,5%) não usam gorro. Em procedimentos cirúrgicos, 30(93,8%) utilizam máscara, 29(90,6%) óculos de proteção, 27(84,4%) gorro, 12(37,5%) luvas estéreis e apenas 6(18,8%) utilizam avental estéril. Dezenove respondentes (59,40%) relataram que as UBSs onde atuam não dispõem de EPIs suficientes. Discussão/Conclusão: O vilipêndio ao uso dos EPIs, principalmente em procedimentos cirúrgicos, é um problema de saúde pública e deve ser combatido. O profissional deve cobrar a aquisição de EPIs em número suficiente e adequados aos diversos procedimentos realizados na atenção à saúde. O estado deve prover EPIs que garantam segurança dos profissionais e pacientes, assim como orientar e cobrar seu devido uso.

Biografia do Autor

Augusto Henrique Alves de Oliveira, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

Prof do curso de Odontologia do Centro Universitário Dr Leão Sampaio, Doutorando em Odontologia (Implantodontia) pela Faculdade São Leopoldo Mandic.

Downloads

Publicado

2018-07-09

Como Citar

Oliveira, A. H. A. de, Milfont, J. A., Pereira, G. L., Lima, J. P. M. de, & Lima, F. J. (2018). USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL POR CIRURGIÕES DENTISTAS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: ESTUDO PILOTO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 5(15), 64–70. https://doi.org/10.16891/394

Edição

Seção

Saúde