A LOOK AT THE POLICIES OF ENTRY, PERMANENCE AND SUCCESS OF THE BLACK POPULATION IN PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4086-4095

Keywords:

educação profissional, politicas de acesso, ações afirmativas

Abstract

The blacks brought in their soul the resistance and in their skin the color that marked and marks the social, political and economic division of the country. Faced with the demographic disaster caused by the encounter between colonizers and Native Americans, it was up to the blacks to do penance to exploit the terra brasilis in favor of the mercantile interests of the Portuguese crown through hard work based on violence, exclusion and prejudice. Through legislative changes, the issue of identity and representation gives new contours to the notion of social justice, which was previously focused only on economic aspects. In addition to marginalized social groups, we have the need for cultural reparation that is their right, but which now gains materiality through policies within educational institutions through affirmative action.

Author Biographies

Sandra Maria Campos Alves , IFRN CAMPUS IPANGUAÇU

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela ESAM atual
UFERSA/RN, Mestrado em Fitotecnia/Agroecologia pela UFRRJ/RJ,
Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e Pos Doc pela
Universidade de Adelaide, Austrália. Atualmente é servidora pública do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
(IFRN), membro fundador da ABEPETS (associação brasileira de ensino,
pesquisa e extensão em Tecnologia social) e filiada e Rede IF EcoSol - Rede
de Economia Solidária da Rede Federal de EPCT e IFSOL (Incubadora de
Economia Solidária do IFRN). Tem atuação nos cursos de Pós graduação
em Educação Profissional (PROFept) e Rede Nordeste de Ensino
(RENOEN). Atua nas áreas de Educação Profissional, Educação do Campo,
politicas publicas, Relações étnico raciais, Tecnologia social, Agroecologia
e Economia Solidária.

Jefferson Eduardo da Silva, IFRN Campus Mossoró

Possui graduação em Direito pela Universidade Potiguar (UnP, 2010). Atualmente é estudante do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) do IFRN. Tem interesse em atuar na docência do Ensino Superior. Desenvolve pesquisa na área de ensino, na linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.

Diogo Pereira Bezerra, IFRN Campus Mossoró

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2008), possui Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará, possui formação em Educação VET for the Future pela Häme University of Applied Sciences (2015) (Finlândia). Atualmente sou Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) atuando no ensino médio integrado aos cursos Técnicos de Agroecologia e Meio Ambiente no Campus Ipanguaçu; Curso Superior de Graduação em Licenciatura em Química no Campus Ipanguaçu; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT - Mestrado Profissional em Rede Nacional) no Campus Mossoró e Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordesde de Ensino (RENOEN) . Em pesquisa, possui experiência em Adsorção e Processos de Separação, além de processos de aprendizagem usando Aprendizagem Baseada em Projetos, Letramento Informacional, Difusão e Popularização da Ciência e Mostras/Feiras Científicas.

Published

2024-08-24

How to Cite

Alves , S. M. C., da Silva, J. E., & Bezerra, D. P. (2024). A LOOK AT THE POLICIES OF ENTRY, PERMANENCE AND SUCCESS OF THE BLACK POPULATION IN PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION . Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(2), 4086–4095. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4086-4095