APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

A DOCUMENTAL ANALYSIS OF A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION INSTITUTION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4091-4101

Palavras-chave:

Teorias de aprendizagem, PPC, Formação docente

Resumo

Refletir sobre a formação inicial de professores é algo bastante intenso na literatura e, buscando contribuir com tais pesquisas, neste trabalho apresenta-se uma investigação sobre os elementos da Aprendizagem Significativa (AS) presentes no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da Licenciatura em Química de uma instituição de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Rio Grande do Norte, Brasil. A pesquisa caracteriza-se como de natureza básica, abordagem qualitativa e de profundidade de investigação descritiva. Com a análise de conteúdo segundo Bardin (2002) do documento em estudo, percebemos a presença de elementos que fazem referência às oito visões da teoria da AS apresentadas no texto de Moreira (2011), destacando a necessidade da formação docente que direcione a formação integral dos alunos, uso de metodologias alternativas no processo de ensino, um currículo flexível e interdisciplinar, alunos motivados para a aprendizagem, além de  considerar as vivências sociais e o conhecimento oriundo da experiência para que, a partir dessa, possa ocorrer a interação como o conhecimento científico objetivando a significação dos conceitos estudados.

Biografia do Autor

Leonardo Alcântara Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduado em Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Industrial, Mestre e Doutorado em Química. Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Apodi, do Programa de Pós graduação em Ensino - POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN) e da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN - IFRN). Foi coordenador do curso Técnico em Química (2015-2017), da Licenciatura em Química (2017-2019) e do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática do Campus Apodi (2020-2022), Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto Química/Apodi e Coordenador Acadêmico do Cursos de Doutorado junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho/Portugal em convênio com o IFRN. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação e Química (NUPEQ). Avaliador Institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em atos de credenciamento presencial. Faz parte do Conselho Editorial da Editora do IFRN. Orienta projetos nas áreas de Ensino de Ciências Naturais, Química Orgânica, Química de Produtos Naturais e Biocatálise nos níveis de graduação e pós-graduação.

Maria Alcilene Gomes de Menezes Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Licenciada em Química e em Pedagogia. Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO (associação ampla entre UERN/UFERSA/IFRN). Doutoranda da Rede Nordeste de Ensino - RENOEN (Polo IFRN). Professora efetiva de Química do Estado do Rio Grande do Norte, professora da Educação Infantil do Município de Apodi.

Downloads

Publicado

2024-07-27

Como Citar

Alcântara Alves, L., & Gomes de Menezes Silva, M. A. (2024). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A DOCUMENTAL ANALYSIS OF A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION INSTITUTION. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(2), 4091–4101. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4091-4101