TECNOLOGIA E INCLUSÃO: MÉTODO DE ENSINO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4021-4029

Palavras-chave:

Ensino, EPT, EJA

Resumo

Este artigo aborda o ensino da informática para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro do contexto de Educação Profissional Tecnológica. A pesquisa destaca a necessidade de uma abordagem pedagógica diferenciada, que leve em consideração a experiência de vida e os conhecimentos prévios dos alunos de EJA. O método de ensino proposto visa promover a inclusão digital e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas básicas utilizando estratégias participativas e interativas, com destaque para a criação de um ambiente acolhedor e motivador. O artigo fundamenta-se em um referencial teórico centrado no desenvolvimento dialógico-cognitivo do aluno, baseando-se nos teóricos Jean Piaget, David Ausubel, Lev Vygotsky e Paulo Freire. Com base nesse construto teórico, foi proposto e aplicado um método de ensino da lógica de programação de computadores mediado por um programa Web denominado Produto Educacional (PE). Esse PE foi testado em duas turmas distintas: uma do curso de Informática de nível médio do Instituto Federal da Paraíba – Campus Princesa Isabel, alunos do EJA da Escola Alcides V. Carneiro e outra de ProEJA do IFPB Campus João Pessoa. Os testes de lógica computacional aplicados apresentaram níveis de complexidade progressiva e os resultados quantitativos mostraram percentuais de acertos crescentes em ambas as turmas. A turma de Informática obteve 50%, 66% e 84% de acertos, enquanto a turma de EJA alcançou 45%, 47% e 66% de acertos. Esses resultados indicam uma construção progressiva de subsunçores e uma equivalência nos resultados das duas turmas, embora com diferenças nas modalidades de ensino.

Biografia do Autor

Allysson Macário de Araújo Caldas, Instituto Federal da Paraíba - IFPB

Coordenador do Programa de Pós Graduação do Mestrado Profissional em Educação
Profissional e Tecnológica ProfEPT. Físico graduado pela Universidade Federal da
Paraíba. Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba.
Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba. É Professor
Efetivo do Instituto Federal da Paraíba, Campus João Pessoa onde atua na docência,
pesquisa e extensão. Fundador e Coordenador do Grupo de Pesquisa Aplicada a
Ciência, Tecnologia e Inovação - GPACTI/CNPQ.

Boaz Antonio de Vasconcelos Lopes, Instituto Federal da Paraíba - IFPB

Doutor em Recursos Naturais (Geoprocessamento) pela Universidade Federal de
Campina Grande (2010), Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade
Federal da Paraíba (2003), mestre em Educação Tecnológica e Possui graduação em
Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1996), graduação em
Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da
Paraíba - IFPB (2015), graduação em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB (2015), graduação em Geografia pela
Universidade Anhanguera de São Paulo (2018), graduação em Redes de Computadores
pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021) e Licenciando em Pedagogia pela Unicv.
Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Coordenador
de Informática do Campus.

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Publicado

2024-07-27

Como Citar

de Araújo Caldas, A. M., & Lopes, B. A. de V. (2024). TECNOLOGIA E INCLUSÃO: MÉTODO DE ENSINO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS . Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(2), 4021–4029. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4021-4029